O Restaurante Alemão Carioca é uma das boas novidades que tivemos aqui em Santa Cruz do Sul nos últimos meses. Começando pela casa: uma construção antiga enorme, bem no centro da cidade (tem estacionamento para clientes).
Há cinco ou seis salas, além da área externa, logo na entrada.
A primeira sala tem lareira, que é muito bem-vinda nos dias mais frios. Também gosto das grandes janelas, que deixam entrar muita luz natural.
Outro ambiente, que fica nos fundos, também é muito aprazível e tem vista para o quintal.
E o que dizer dessa sala com sacada, deixando entrar esse gostoso sol de inverno? (Muito amor pela combinação de frio e sol)
Chega de perambular pela casa, vamos aos pedidos. Ao meio-dia, o restaurante serve o almoço executivo. O serviço contempla prato à la carte (mais uma porção de feijão, se o cliente quiser), buffet livre de saladas, um suco (natural ou polpa) e sobremesa.
O buffet de saladas é enxuto, mas pra mim é bem satisfatório.
A maionese (salada de batatas) é muito boa.
O menu do almoço varia semanalmente, e tem de seis a oito opções de pratos. Provamos vários deles nos últimos meses, e fomos fotografando a cada visita, então tem comida pra todos os gostos neste post! Sempre que vamos lá, o suco eleito é o de bergamota (na foto, bem acompanhado do feijão).
Comecemos os registros dos vários almoços. Um dos primeiros a ser provado foi o Ragu de costela suína, servido com nhoque de batata doce.
Tempos depois, encontramos ele em uma versão um pouco diferente. O nhoque deixou de ser apenas um acompanhamento, e o ragu foi apresentado com carne desfiada, salteada em alho e alho poró. As duas versões aprovadas!
Esse é um dos pratos que infelizmente não encontramos mais no menu do almoço. Uma pena mesmo, porque era um Quibe bem saboroso!
Um dos pedidos do Alexandre foi o Carré à mineira: grelhado, couve mineira, tutu de feijão e arroz.
Outro de escolha dele foi o Contrafilé ao Café Paris: grelhado coberto com molho de manteiga e ervas, servido com arroz e batatas ao vapor.
E um prato bem alemão: Filé suíno do Fritz (filé grelhado, coberto com molho mostarda, com batata rostie).
Se tem frango, já dá pra saber que o prato é meu: Filé de frango grelhado com molho aromatizado de limão, acompanhado de espaguete na manteiga. Básico, mas sempre uma boa pedida.
Olha outro frango aí: Filé à milanesa, purê de batatas e arroz. Tipo comidinha feita em casa (só que melhor do que se eu fizesse, claro).
Já este prato, tanto eu quanto o Alexandre já pedimos – e com certeza voltaremos a pedir: Bife À rolê (escalope recheado com cenoura e bacon, feito na panela de ferro) com arroz e purê de batata. É o meu prato preferido!
As sobremesas são bem simples, como pudim, gelatina, torta de bolacha, mousse. Mas normalmente, quando chega na hora da sobremesa, já estamos mais que satisfeitos.
O almoço nesse casarão lindo tem um clima bem tranquilo, e o valor pela experiência é justíssimo: buffet de saladas, prato principal, suco e sobremesa por 18,90 reais. Está explicada a razão de termos almoçado lá tantas vezes, né?
Restaurante Alemão Carioca
Rua Thomás Flores, 360 - Centro
Santa Cruz do Sul – RS
Fone (51) 3902-6004
Aceita cartões Banri, Visa e Master
https://www.facebook.com/alemaocariocars
* Conteúdo produzido por Giovanna Berti Previdi