Eu sou daquelas que quando vai para a Serra, tem ao menos uma programação certa: fondue. Mas, dessa vez, a história terminou em pizza. Éramos oito amigas passando o fim de semana em Nova Petrópolis, e o almoço de sábado seria no Colina Verde, ou seja, sinônimo de muita comida. Então, a Marcele (nossa amiga maravilhosa anfitriã por lá) nos recomendou ir jantar na Forneria da Mata.
Pela foto acima vocês já devem ter notado duas coisas: 1) sim, é no meio da mata mesmo e 2) as pizzas são artesanais e deliciosas. Preparem-se.
O lugar é um dos mais encantadores que eu conheci nos últimos tempos. Desde a entrada assim, bem serrana, com aquele clima de “cabana perdida”, chegando à quentinha recepção que já te acolhe.
Não precisamos ficar por ali, pois a Marcele (eu disse que ela é maravilhosa!), já tinha feito nossa reserva. Antes de chegar na mesa, uma passadinha pelas outras salas, naquele tour básico.
Passamos por essa sala principal, com uma lareira que fazia todo o sentido em uma das noites mais frias do ano. E dali já as avistamos, as famosas pizzas sendo feitas assim, para quem quiser ver.
Já comentei aqui o quanto amo cozinhas abertas. Acho que mostra a alma do restaurante. Essa é a minha, moço?
Calma, gente. Ainda nem cheguei na minha mesa ainda. E olha que lindona ela era, na frente de um janelão cheio de detalhes e com muito verde.
O lugar era tão querido, que até o cardápio e os detalhes da mesa mereceram um clique. Produção, mistura de estampas na mesa é tendência? Não sei, mas apaixonei.
E te liga na dica do cardápio. Para a vida!
Pode deixar, apreciaremos! E iniciamos essa apreciação toda na escolha das pizzas. Se preparem para a sofrência, minha gente. São muitos sabores e todos parecem incríveis! Como estávamos em oito pessoas, tentamos ser bem ecléticas para agradar aos mais diversos paladares. Começamos, então, pela pizza sem queijo (sim, você leu isso mesmo), da Lala. Molho de tomate, presunto de Parma, funghi, cebola, azeitona verde e orégano.
Apesar dessa heresia de tirar o queijo, a Lala curtiu muito a pizza dela! O resto da mesa, em compensação, caprichou no queijo. Como a gente pode perceber na foto abaixo.
E nessa outra foto também. Borda, te amamos.
Os sabores da primeira pizza foram: funghi e manjericão e presunto de Parma com abacaxi. Eu curti as duas, mas meu voto aqui vai pra de funghi, que deu muito certo junto com o manjericão!
A segunda pizza foi mais básica, mas não menos saborosa: strogonoff de frango e iscas de carne com molho de mostarda. Eu adoro mostarda, então meu voto aqui vai ser nada imparcial, a de iscas ganhou meu coração.
Obviamente, ainda havia espaço para as doces. Com borda também. Adivinha de quê?
Ai, ai, ele, o doce de leite, que veio acompanhando dois deliciosos sabores: chocolate branco com noz pecã e chocolate com morango.
Eu juro que não quero ser malvada. Mas sente mais de perto essa delícia.
Eu preciso fazer uma confissão. Não provei a de chocolate preto, porque chocolate branco é meu vício. Três palavras pra ela: voltarei por ti.
Muita pizza boa, conversas deliciosas, risadas mil. Uma noite que vai ficar na memória, com certeza! A conta ficou em média R$ 35 por pessoa com vinho, refrigerante e água.
Forneria da Mata
Rua Emilio Raimann, 375 - Piá
Nova Petrópolis/RS
Fone: (54) 3281-9028
Aceita cartões Visa, Master, Sicredi e Banricompras
www.forneriadamata.com.br
* Conteúdo produzido por Bianca Smaniotto Netto