Todo mundo tem seus restaurantes preferidos. Na minha lista de predileções, o La Fiamma é presença certíssima, sem contestações. O restaurante e pizzaria fica no centro de Santa Cruz do Sul, de frente para a praça da prefeitura.
O casarão antigo, com grandes janelas, é super bonito. Com tijolos à mostra, as paredes são decoradas com quadros, placas e pôsteres com dizeres italianos.
Uma das salas tem “vista” para o forno, de onde se pode acompanhar o trabalho do pizzaiolo.
Quando chegamos, a casa estava cheia, praticamente lotada. As fotos foram feitas no final da noite – fomos os últimos a sair, coisa não rara – por isso os ambientes aparecem assim, vazios.
Uma das razões pelas quais gosto do La Fiamma são justamente os ambientes. Gosto da decoração, da iluminação, sem esquecer da música de qualidade. Normalmente é uma rádio de jazz e estilos assemelhados. Ah, e é legal contar pros papais que no segundo andar funciona o espaço “Bambini”, exclusivo pras crianças.
Mas o ambiente mais especial ainda está pra ser mostrado. É este pátio (coberto) INCRÍVEL que fica nos fundos.
Tem árvores (inclusive uma iluminada), lareira, luz baixa... É lindo e muito acolhedor.
Bem acomodados, vamos ao cardápio. Nele pode-se encontrar saladas, sanduíches, calzones, massas, carnes (filé, picanha, entrecot, frango) e outros. A especialidade, porém, são as pizzas. Pelo que contei, há 9 sabores tradicionais e mais 35 sabores especiais, dentro os quais destaco a Galera da Mooca (molho de tomate, catupiry, calabresa moída, cebola, gratinada com parmesão e orégano) e a Gaúcha (molho de tomate, mussarela, finas fatias de picanha marinadas com pimentões picados e parmesão ralado).
Os vegetarianos podem fazer a festa: há 15 sabores sem carne. Dos que já provamos e gostamos, valem citar a Barretinho Speciale (molho de tomate, gorgonzola, coberta com cebola caramelizada), a Delicata (molho de tomate, fina camada de mussarela, queijo brie, geleia de damasco e amêndoas fatiadas) e a Ibiza (molho de tomate, mussarela, catupiry, gorgonzola, provolone, parmesão, tomate seco, manjericão e orégano).
Bom, dá pra ver que eu destaco quase todas, né? Na verdade, é isso: todos os sabores têm composições bem elaboradas de ingredientes, vários deles diferentes do que se encontra na maioria das pizzarias – pelo menos nos estabelecimentos aqui do interior. Alguns são muito suaves, outros bem fortes, mas tudo isso depende do gosto de cada um. Para a experiência deste post, escolhemos nossos sabores favoritos.
Apresento-lhes primeiro a Maria Bonita: molho de tomate, catupiry, carne seca, abóbora cozida e cebola. Na minha humilde opinião, é uma das melhores pizza do mundo! Não estou exagerando. Eu adoro cada um dos ingredientes individualmente, agrupados em uma pizza então, é a perfeição.
O melhor par para a Maria Bonita é o Zio Ugo: molho de tomate, mussarela, gorgonzola, coberta com finas fatias de pera (que está sempre numa textura muito boa). Ela é surpreendente saborosa e é uma ótima combinação com os sabores salgados.
O terceiro sabor eleito é relativamente novo no cardápio, mas já virou nosso queridinho. A Borges 580 - que leva o nome do endereço da casa - é feita com molho de tomate, espinafre, alho refogado, pimenta rosa, linguiça colonial e Käse Schmier (queijo tipo quark). O alho é cortado em fatias mais grossas (o que não é problema pra mim), e a pimenta rosa tem sabor marcante. Quem não gosta tanto da pimenta, pode separá-la no prato.
Escolhemos um tamanho grande (sem borda recheada), sabendo que iria sobrar. Quem não gosta de pizza no café na manhã, hein? Pedimos pra guardar os três pedaços restantes e fomos na sobremesa: pizza Morangos Morenos, que é a clássica dupla chocolate preto e morangos fatiados. Detalhe: pedimos uma fatia só, pra dividirmos. E ela veio já separada em dois pratos (praticamente uma fatia inteira pra cada um), cada qual acompanhada de uma bola de sorvete. Muito bom!
O La Fiamma fica no interior, mas não deve em nada aos melhores restaurantes dos grandes centros urbanos. A nossa conta passou dos cem reais, mas isso por causa das bebidas. As pizzas de sabores especiais no tamanho grande, em sua maioria, custam R$ 58,00 (sem borda recheada) – as exceções são as com frutos do mar, que custam um pouco mais. A fatia doce tem o valor de R$ 13,00. O La Fiamma não sai da minha lista de preferidos de jeito algum.
La Fiamma Restaurante e Pizzaria
Rua Borges de Medeiros, 580 - Centro
Santa Cruz do Sul/RS
Fone: (51) 3715-9387
Aceita cartões Visa, Master e Banricompra
www.lafiamma.com.br
* Conteúdo produzido por Giovanna Berti Previdi