Sempre em busca de lugares diferentes pra almoçar, quase sempre uma comidinha à quilo, resolvi variar e conhecer o almoço executivo da Grand Cru.
Grand Cru é uma grande franquia de vinhos que oferece uma variedade gigantesca de rótulos de várias nacionalidades. A unidade de Florianópolis também funciona como bistrô, servindo almoço executivo e jantar, sendo que a carta de vinhos é a própria adega. As mesas são rodeadas por vinhos e é só escolher, tanto para harmonizar com a comida como para levar pra casa.
E são muuuitos rótulos, de toda parte do mundo e com os mais variados preços. Quem gosta de vinho pode perder um bom tempo por ali.
Convidei minha mãe pra almoçar numa terça feira calma de um dia cinzento que ameaçava chover. Chegamos pouco depois do meio dia e pegamos um lugar perto da janela envidraçada, que dá vista pra Rua Barão de Batovi. As mesas estrategicamente posicionadas em meio aos vinhos são um charme e tornam a experiência interessante e requintada. A decoração é de bom gosto, simples e chique, sem muitas firulas.
O menu executivo inclui entrada, prato principal e sobremesa e, além dos fixos, são sugeridos alguns pratos do dia. A entrada do dia em questão poderia ser escolhida entre duas opções: creme de alho porró ou trouxinha de garoupa com mix de folhas.
Inicialmente eu e minha mãe havíamos escolhido o creme de alho porró, mas como curiosa que sou, queria experimentar as duas e acabei pedindo a trouxinha recheada com garoupa. A massa folhada estava crocante e sequinha e o recheio, delicioso e suculento, valeu a pena.
O creme de alho porró estava bem temperado e com sabor bem ressaltado. Um quentinho pra aconchegar a tarde nesse dia meio chove não molha.
Eu não ia beber nada além de água, mas é quase impossível não ceder aos olhares de milhares de garrafas de vinho à tua volta. Escolhemos, cada uma, uma taça tipo cabernet sauvignon do vinho argentino Escorihuela Gascón.
Minha mãe, viciadíssima em salmão, nem tinha me dito nada e eu mesma já adivinhei que ela pediria o salmão com pimenta rosa acompanhado por linguine ao pesto.
Salmão macio e suculento e massa saborosa. A foto hipnotizadora nem precisa de muita descrição.
Eu estou pra linguiça blumenau como minha mãe está para o salmão. Não posso ver a bendita no cardápio que é praticamente impossível eu optar por outra coisa, ainda mais nessa combinação inusitada: risoto de linguiça blumenau com banana da terra e provolone.
Meus olhos brilharam e minha boca salivou quando o garçom colocou o prato na minha frente. Além de lindo, era como eu suspeitava, muito saboroso. O ponto do risoto estava perfeito pra mim (não sou muito fã de “al dente” demais) e bem molhadinho, como o dia iria se anunciar.
Quando finalizávamos os pratos, começou a cair O toró. Não sei se já falei aqui no site alguma vez, mas adoro essa sensação de estar aconchegada num lugar, almoçando ou jantando, enquanto cai o mundo lá fora. Aproveitamos calmamente a comida enquanto observávamos os pingos d’água dançando sapateado na rua.
Nossa despedida ficou por conta da mousse de limão siciliano, que parecia uma manteiga suave com raspas cítricas.
A conta total, com tudo incluído: dois almoços executivos, duas taças de vinho, duas águas e os 10% fechou em R$100, mas se pensarmos no preço apenas do meu almoço, por exemplo: a entrada, o risoto e a sobremesa saíram por R$33,00; ótimo custo benefício. Uma dica: reserve com antecedência, principalmente pro jantar, pois o lugar é pequeno e conta com poucas mesas.
Grand Cru
Rua Barão de Batovi, 590 – Centro
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3333-1023
Aceita cartões Visa e Mastercard