Quando eu soube que a Ferro e Farinha, conhecida pizza ambulante que sempre marcava presença na frente de bares e eventos da cena alternativa carioca, havia criado raízes no Catete, não pensei duas vezes e fui no mesmo dia lá conhecer.
Na porta, nenhum sinal indicando que você está no lugar certo. O local é bem pequeno, um único ambiente com balcão, onde os clientes ficam acompanhando toda a preparação das pizzas, que são feita com o maior amor pelo japonês-radicado-nos-estados-unidos Sei Shirom.
O cardápio é escrito a mão, no melhor estilo DIY e atenção: todos os sabores são pensados de acordo com a harmonia dos ingredientes, portanto nada de querer mudar algum elemento. As pizzas devem ser apreciadas de acordo com o que foi pensado pelo chef.
Depois de analisar minuciosamente as opções e ouvir um não quando sugerirmos da forma mais sutil possível retirar o chouriço de uma das pizzas, nos decidimos pelo carro chefe da casa, a simples, porém intrigante Domenico: molho, fior di latte (mais conhecida como mussarela de búfala), grana padano e manjericão.
Pela picante Picnic apimentado: ricota, fior di latte, grana padano, gorgonzola e mel picante
E por fim a Adobo verde: molho, grana padano, couve marinada no shoyu, gengibre, mel picante e alho.
As pizzas possuem tamanho individual, mas uma boa ideia é trocar pedaços com os amiguinhos e experimentar mais de um sabor. Sei, o cabeça da Ferro e Farinha nos explicou que os sabores variam de acordo com as estações e os alimentos que as mesmas proporcionam, por isso, pode ser que nem sempre você encontre aquela pizza que comeu e adorou. A massa fica em torno de três dias fermentando para conseguir ter a crocância e ficar extremamente fina, como uma boa pizza napolitana.
O total dessa experiência japo-america-italo-brasileira saiu por R$ 130,00 com bebida.
Ferro e Farinha
Rua Andrade Pertence, 42 – Catete
Rio de Janeiro/RJ
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Luna Pizzato