Depois da meia-noite, é praticamente uma caça ao tesouro encontrar lugar aberto para comer em Florianópolis. Geralmente estamos fadados a um x-alguma coisa ou um cachorro-quente e só. E comida árabe, que tal? Eu adorei a ideia quando soube que abriu bem do ladinho do Angeloni Beira-Mar a Shawarmeria, que serve comida árabe fast food e o que é melhor: abre das 19h até 6h.
O carro-chefe deles é o shawarma: um sanduíche de pão sírio tipicamente árabe, recheado com aquelas carnes assadas em um espeto vertical. O de carne (alcatra) leva bastante salsinha, além de tomate, picles, cebola e molho taretour (à base de tahine, limão e um leve toque de alho).
Pedi um shawarma de frango, que é composto de tiras de frango assado, batata frita, picles, alface e molho de alho. O lanche chega quentinho, com o pão sírio levemente tostado, o que me agradou, pois não acho muita graça nesse tipo de pão em temperatura ambiente. O frango é suculento e bem temperado, assim como o molho de alho especial, que dá o toque final.
Além dos shawarmas, também servem o falafel (bolinho de grão de bico com especiarias), kibe, doces árabes e variadas esfihas: de carne, queijo, espinafre e kafta. As duas últimas ainda não estão no cardápio mas já podem ser pedidas. Esfiha de kafta? Olho gordo (e curioso) que sou, pedi uma pra experimentar. Eduardo, que estava comigo, fez um festival de esfihas e pediu uma de cada, além de um kibe.
Mas voltemos a esfiha de kafta: que sabor delicioso! Quando vi as muitas folhinhas de hortelã por cima, achei que seria um exagero e mataria um pouco do sabor da carne, mas ficou tudo tão equilibrado e saboroso que se tornou minha preferida. Adoro sentir a mistura dos temperos, sutis, porém muito marcantes.
Aliás, todos os temperos e produtos vêm diretamente da Síria, terra do proprietário. A esfiha de carne também causa essa sensação de aconchego de sabores. Consegui sentir uma leve pitada de canela com um toque cítrico. Tudo bem equilibrado. A massa é leve, daquelas que não te deixa com sensação embuchada.
A opção vegetariana é a esfiha de espinafre, fechada, diferente das outras. Interessante que, além do espinafre, também leva sementes de romã e nozes.
Não poderia deixar de experimentar o kibe. Costumo avaliar estabelecimentos árabes pela qualidade do kibe e o que posso dizer é: aprovadíssimo. Mais uma vez, muito bem temperado e o recheio é molhadinho. Ganhou ainda mais pontos. Bastante pimenta preta e limão pra finalizar.
A conta, que abrangeu um shawarma de frango, cinco esfihas e um kibe, deu em torno de 40 reais. Uma ótima opção pra matar a fome gastando pouco, mas com muito sabor e personalidade.
Shawarmeria Arabian Fast Food
Rua Doutor Carlos Correa, paralela à Av. Beira-Mar Norte, Agronômica
Florianópolis-SC
Aceita cartões
Fone: (48) 3304-5555
www.shawarmeria.com.br