Após um ano intenso de cultivo e de muito cuidado, chegou o momento de colher os frutos do exaustivo trabalho. A vindima, que inicia em janeiro e segue até meados de março, marca o período em que ocorre a colheita e a entrega das uvas às vinícolas, que se preparam para receber a principal matéria-prima de suas produções.
Mas também é tempo de festa e de celebração. Diferentes localidades do Estado organizam programações para receber turistas e visitantes que desejam desfrutar experiências exclusivas.
VINDIMA NA PIZZATO
Instalada no Vale dos Vinhedos, a Pizzato Vinhas e Vinhos convida o público a conhecer de forma intimista os seus vinhos, a partir da imersão em experiências sensoriais, que trazem diversidade de variedades de uvas, de estilos de vinificação e de maturação das bebidas.
Para Jane Pizzato, Diretora Comercial e de Marketing da vinícola, esta época do ano é magica e oferece a chance única de conhecer os vinhedos fartos, com frutas em maturação, e de provar uma uva que não chega à mesa do consumidor final.
– É também a oportunidade de encontrar o movimento da comunidade local fazendo as suas colheitas, os pequenos negócios familiares, nos quais todos estão envolvidos, transportando os seus frutos através das estradas, deixando aromas dos seus mostos. Realmente é um período muito rico, muito aromático. Por isso, é delicioso, e o aroma de levedura e de fermentação dentro das vinícolas é algo imperdível, que as pessoas realmente deveriam vivenciar, pelo menos, uma vez em suas vidas – complementa.
Para 2024, as visitas ao vinhedo de merlot seguem como um dos destaques, já que ele é considerado um marco importante para a criação da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos. Durante o passeio, o público pode conhecer mais sobre a variedade, através de uma verdadeira aula, seguida de degustação, é claro. Cinco varietais de merlot, incluindo rosés, tintos e um corte Gran Reserva, são servidos durante a experiência.
Também é possível aproveitar degustações orientadas, de diversos rótulos da casa, divididos em três linhas: Pizzato, Fausto e Allumé. O portfólio é atualizado regularmente, o que permite com que o público viva uma experiência diferente a cada visita.
Outra novidade é a degustação dos vinhos de colheitas maduras com o Coravin, um método que extrai a bebida da garrafa sem a retirada da rolha. Há duas opções de combos diferentes para experimentar os vinhos selecionados.
E, para uma abordagem especial, há as degustações verticais e horizontais, que compara colheitas do mesmo vinho ou a mesma colheita em diferentes variedades de uvas. Cada degustação inclui três rótulos escolhidos especialmente para a ocasião.
Reservas e detalhes sobre cada atração podem ser obtidos no site (pizzato.net), pelo WhatsApp (54) 98114-0116 ou pelo Instagram da vinícola (@pizzato).
DA ITÁLIA PARA A SERRA GAÚCHA
Com origem na região nordeste da Itália, a Família Plínio Pizzato chegou ao Brasil no século 19. Teve a serra gaúcha como destino e fincou raízes. De lá até os dias de hoje, a família mantém o plantio e o cultivo de uvas no nosso Estado.
Nos anos 1980, Plínio Pizzato, da terceira geração da família, levou [AX1] os vinhedos para as conduções verticais. Quase 20 anos depois, os vinhedos do Vale dos Vinhedos e da propriedade Doutor Fausto de Castro, em Dois Lajeados, ganharam uma nova missão: a elaboração de vinhos próprios.
Construindo uma trajetória de sucesso nos vinhos tranquilos – aqueles sem borbulhas –, a elaboração de espumantes na vinícola iniciou em 2006, seguindo o método tradicional: quando a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa. Para os vinhos borbulhantes, utiliza as uvas chardonnay e pinot noir em diferentes proporções e tempo de contato com a levedura, entregando rótulos com características únicas.
NO PLANALTO GAÚCHO
A 50 quilômetros do Vale dos Vinhedos, na localidade de Doutor Fausto de Castro, a Pizzato cultiva vinhedos que dão origens aos produtos da marca Dr. Fausto. Das uvas provenientes destas videiras, origina-se uma gama de vinhos frutados, jovens e de corpo médio – com harmonização mais versátil. Desde 2010, produz frutas também para os três espumantes da marca, que apresentam boa densidade, aliados ao caráter jovial e fresco.
NO VALE DOS VINHEDOS
Em Bento Gonçalves, a vinícola cultiva uvas para vinhos desde 1968. De lá, se originam vinhos mais concentrados e complexos, assim como os espumantes da marca Pizzato. A região tem a primeira Denominação de Origem do Brasil, a Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.), registro conquistado em muitos rótulos da vinícola, que aliam qualidade e preservação de características locais em suas bebidas.