Apesar da jovialidade, Ricardo Dornelles já tem uma baita trajetória na gastronomia. Foi atrás dos balcões, gerindo processos, desenvolvendo pratos, controlando produções e colocando a mão na massa que chegou à sua fase atual, como chef de cozinha do A Casa, restaurante com menu degustação inspirado em Porto Alegre.
Por dentro de grandes restaurantes e empreendendo desde 2010, ele comandou o Cook Show Santander da última semana. Depois de passar por lugares renomados, o cozinheiro de formação decidiu empreender. Em 2019, iniciou as operações do Firma Bar, no Centro Histórico, que servia “comida de boteco sofisticada”, como dizia. O negócio se tornou inviável depois da pandemia e fechou as portas no início deste ano.
Ainda em 2022, uma oportunidade de levar a sua gastronomia a mais pessoas surgiu no radar. No quintal de uma casa no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, ele traduz a gastronomia da Capital em um menu degustação cheio de autenticidade e sabores únicos, todos eles inspirados em ícones da cidade ou na memória afetiva dos gaúchos. Um deles, do novo cardápio, é o carreteiro de costela 12h com arroz cateto integral, salsa criolla e quibebe gaúcho, servido aos convidados do evento.
O desafio de manter o negócio segue, sempre com a certeza de que a gastronomia é um pilar quando o assunto é empreendedorismo.
— Assim como Ricardo, que viu na gastronomia uma oportunidade de empreender e de inovar, são muitos os casos em que o Santander se fez presente no setor, possibilitando a realização de sonhos e fortalecendo o empreendedor — afirma Vitor D’Ávila, superintendente executivo da Rede Sul do Santander.
Confira como foi o evento no vídeo abaixo.