Churrasco é coisa séria. Ainda mais para nós gaúchos. No fogo de chão, na parrilla, na churrasqueira. Com espetos ou na grelha. Aquela picanha em medalhões. Um assado de tira. O nosso amado coraçãozinho. Pimentão recheado com queijo. Um pãozinho de alho. Não importa o método adotado ou o ponto escolhido, a tradição do churrasco segue viva nas nossas vidas, passando de geração em geração a importância de um bom churrasco.
Há quem diga que teve origem na pré-história e se fortaleceu entre os índios sul-americanos, mas o churrasco criou raiz mesmo com a criação do gado nos pampas, entre o sul do Brasil, o Uruguai e a Argentina. Uma estaca de madeira, um bom fogo de chão, sal grosso, uma faca bem afiada e os campeiros da época transformaram o assado em um prato tradicional e inseparável da cultura dos gaúchos. Nome pelo qual ficaríamos conhecidos posteriormente.
O costume ganhou não só o Rio Grande do Sul como o país todo, e hoje é impossível não relacionar um bom churrasco com um domingo em família, uma confraternização depois do futebol com os amigos, um aniversário, um sábado com sol de rachar. Para quem gosta, não faltam motivos para acender o fogo e colocar a carne na brasa.
Tradição e história
Para a Tramontina, muito mais importante do que acontece dentro da churrasqueira, são os momentos vividos ao redor do fogo que constroem boas histórias. E de histórias a marca entende bem. Com 111 anos, a ferraria e metalúrgica gaúcha, sediada em Carlos Barbosa, hoje, está presente na vida de muita gente mundo afora com os seus mais de 22 mil itens. Muitos desses dedicados ao churrasco, já que o respeito a todos os tipos de churrasco é uma de suas premissas.
- Na grelha, no espeto, tudo na brasa vira churrasco. E a Tramontina respeita o jeito de assar de cada um, porque não existe churrasco errado - afirma Marcos Grespan, diretor comercial da Tramontina Cutelaria.
Desde o preparo, o corte e a degustação: churrasqueiras, facas, tábuas, grelhas, espetos, talheres, gamelas, utensílios e acessórios são alguns dos produtos disponíveis para o assador do início ao fim da empreitada. Para incentivar cada vez mais o churras no dia a dia, a Tramontina lança a campanha Tenha Mais Histórias, Faça Mais Churrasco nas redes sociais, mídias digitais, televisão e pontos de venda da marca.
- Tudo acontece em torno da churrasqueira. Hoje o churrasco é muito mais do que assar a carne, e sim sobre a celebração entre as pessoas e as histórias em volta da churrasqueira que esses encontros podem gerar. E ninguém melhor do que a Tramontina para estar próxima nesses momentos - diz Rosane M. Fantinelli, diretora de marketing da Tramontina.
Para acompanhar as histórias por trás do churrasco, fique por dentro das redes sociais e plataformas da Tramontina – Respeito pelo seu Churrasco.