O feijão é um dos alimentos mais queridos, consumidos e preparados em suas mais diversas formas pelos brasileiros, um ingrediente poderoso para a nossa alimentação.
Uma leguminosa bastante versátil, utilizada em receitas que vão desde a tradicional feijoada, passando por bolinhos ou hambúrguer vegetariano até pratos frios, como uma salada de feijão.
Os benefícios do feijão são inúmeros, por essa razão ele é figura obrigatória no cardápio nacional. A doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos Carolina Assumpção e a professora doutora em Engenharia de Alimentos Simone Hickmann Flôres (ICTA – UFRGS) ressaltam que o feijão é uma das leguminosas de maior relevância na alimentação mundial, uma vez que é uma ótima fonte de proteína, fibra e alguns minerais tais como ferro, potássio, zinco, magnésio, fósforo e cálcio.
O feijão é rico em lisina, que é um aminoácido essencial, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzi-lo. Não é à toa que um dos pratos mais brasileiros – o feijão com arroz – é uma combinação perfeita porque associa dois alimentos que se complementam em termos de proteínas. Além disso, destacam que o feijão pode oferecer benefícios à saúde pela presença de compostos bioativos, como os flavonoides que possuem propriedades antioxidantes, ou seja, retardam o envelhecimento celular.
Não importa qual seja a variedade, o que se sabe é que o feijão é essencial para uma dieta saudável. Como se não bastassem todos esses benefícios, além dos grãos, o caldo do feijão também é excelente para manter uma alimentação balanceada e nutritiva.
Para que você consiga aproveitar todos esses benefícios, deixamos aqui uma saborosa receita de sopa de feijão feita com o feijão preto Fritz & Frida. Assista o vídeo:
Ingredientes:
3 xícaras de feijão preto cozido Fritz & Frida (com caldo)
2 xícaras de água morna
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça picada
Sal a gosto Fritz & Frida
Modo de preparo:
1) Em uma panela, refogue a cebola, o alho e a pimenta, todos bem picados;
2) Adicione o feijão preto já cozido e em seguida a água morna;
3) Aguarde até levantar fervura e então desligue;
4) Tempere com sal a gosto;
5) Com um mixer (ou em um liquidificador), bata até que fique uma textura mais líquida, como um caldo;
6) Sirva em tigelas, finalize com tempero verde, farofa ou um molho de pimenta. Rendimento: 4 porções
Apoio:
Carolina Assumpção
Dra. em Ciência e Tecnologia de Alimentos e consultora da Empresa Ciclo
Simone Hickmann Flôres
Professora Dra. em Engenharia de Alimentos (Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA – UFRGS)