A atriz Teri Garr, indicada ao Oscar pelo filme Tootsie (1982), morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos. Ela sofria de esclerose múltipla (doença autoimune no sistema nervoso central) desde 2002 e faleceu em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela revista Variety. Fontes próximas disseram à People que a causa da morte se deve a complicações da doença e que ela estava cercada de "familiares e amigos".
Também conhecida por interpretar Phoebe Abott, mãe biológica de Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) na série Friends, Teri também estrelou produções como O Jovem Frankestein (1974), Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Mr. Mom Dona de Casa por Acaso (1983), Débi e Loide (1994), Todas as Garotas do Presidente (1998) e Assassinato por Acidente (2002).
Nascida em 1944 em Ohio, nos Estados Unidos, a artista começou a carreira como bailarina, em longas que eram estrelados por Elvis Presley. Pouco tempo depois, começou a aparecer em produções de comédia. Seu primeiro filme no gênero foi Os Monkees Estão Soltos (1968).
A atriz falava abertamente sobre a doença e participava de diversas campanhas de conscientização. Em entrevistas, chegou a dizer que não contou antes por medo de perder trabalhos.
— Não contei às pessoas porque não queria pena e tinha medo de não conseguir trabalho. Mas outras pessoas com esclerose múltipla precisam saber que não estão sozinhas, não precisamos ser vítimas — disse na época.
Nos últimos anos, Teri estava afastada dos holofotes e, em razão da doença, passou a fazer papéis menores e emprestar sua voz para animações. Ela ficou com a saúde debilitada após sofrer um aneurisma, em 2006.