A primeira aparição de Mariana Ximenes na trama das nove deixou o público em polvorosa. Tudo indicava que teríamos uma vilã sedutora, manipuladora e ardilosa, capaz de tudo para conseguir o que quer. Na primeira fase de Mania de Você, Ísis convenceu o amante, Guga (Allan Souza Lima), a dar fim em seu marido, Henrique (Antonio Saboia). Com o "serviço" feito, a pilantra armou para matar o próprio Guga, que acabou sendo assassinado por Berta (Eliane Giardini). A loira aprontou bastante em poucos capítulos, ou seja, era uma personagem que prometia muito. Ficou só na promessa.
Com a passagem de tempo de 10 anos, Ísis parecia outra pessoa. Conformada à vida de luxo em Angra, implicando com o filho adolescente, Tomás (Paulo Mendes) e mantendo a postura de viúva recatada. Cadê aquela mulher fogosa do início da novela? Fez voto de castidade após as mortes do marido e do amante? Difícil de acreditar nessa mudança radical.
A chegada de Leidi (Thalita Carauta), que sabe do maior segredo de Ísis — que Tomás não é filho de Henrique, e sim de Guga — movimentou um pouco o núcleo, mas caiu no marasmo logo em seguida. Ísis acata todas as ordens da chantagista, até ameaça, bufa, grita, mas fica apenas nisso. A vilã da primeira fase já teria dado um jeito de se livrar de Leidi, Sirley (David Junior) e Evelyn (Gi Fernandes) sem precisar sujar as mãos ou borrar a maquiagem.
Nos capítulos mais recentes, a vilã até mostrou suas garras. A frieza com que negou ajuda ao pai doente, sem demonstrar sofrimento nem com a notícia da morte dele, deixou claro que a crueldade ainda está dentro de Ísis, e de vez em quando aparece. Já a faceta sensual foi vista na festa de casamento de Mavi (Chay Suede), quando ela dançou em cima da mesa e flertou com Robson (Eriberto Leão). Essa é a Ísis que a gente gosta! Falando nisso, a atriz contou ao jornal O Globo que a cena da dança foi puro improviso:
— Vesti a Ísis com um vestido que, segundo brincadeira do personagem Mavi, era cor de "marca texto" e me joguei. A cena foi totalmente improvisada, inventei na hora aquele espacate, dancei como se não houvesse amanhã, à la Ísis, bem descompromissada com a vida. Confesso que me diverti.
Nos próximos capítulos, Ísis abandonará o celibato ao começar um tórrido caso com Sirley. Tudo indica que será assim que a ricaça dará o troco em Leidi. Mariana Ximenes sabe interpretar pilantras na ficção como ninguém e merece espaço para mostrar esse lado no horário nobre.