Não tem discussão: Friends é um fenômeno. A série, que teve o seu primeiro episódio exibido nos Estados Unidos em 22 de setembro de 1994, foi conquistando, nos 10 anos em que ficou no ar — o seu final foi em 6 de maio de 2004 —, uma legião de fãs. E eles nunca abandonaram o programa, além de novos irem surgindo com o passar do tempo.
Tanto é que, ainda hoje, a série segue tendo destaque no streaming (está disponível no Max) e sendo reprisada incansavelmente na TV paga (no Warner Channel). Nos grupos dedicados ao programa nas redes sociais, fervorosas discursões continuam existindo, desde qual é o amigo preferido dos fãs até qual é o melhor episódio da atração.
Para ajudar a responder a esta última questão, Zero Hora foi atrás da opinião, justamente, dos espectadores da série. A partir das avaliações no agregador de notas IMDb, foi elaborado um ranking para ajudar a definir quais são os melhores episódios da produção criada por David Crane e Marta Kauffman.
Confira abaixo:
Os melhores episódios de Friends
1. Aquele em que Todos Ficam Sabendo (Nota: 9,7/10)
- Temporada 5 - Episódio 14 (1999)
"Meus olhos! Meus olhos!"
O clássico episódio em que todos os amigos descobrem sobre o relacionamento de Chandler (o saudoso Matthew Perry) e Monica (Courteney Cox) é o mais querido pelo público. E, de fato, o episódio é hilário, mostrando desde o impacto de Phoebe (Lisa Kudrow) ao ver os amigos se relacionando pela janela até o plano dela de seduzir Chandler até que ele confesse o romance com a amiga, em um momento que acaba sendo fofo. O capítulo é fechado nos protagonistas e eles são suficientes para entregar algo memorável para os fãs.
2. O Último: Parte 1 (Nota: 9,6/10)
- Temporada 10 - Episódio 17 (2004)
O começo do fim. Na primeira parte deste episódio duplo, que marca a despedida do seriado depois de 10 anos no ar, os amigos precisam resolver as últimas pendências. Enquanto Phoebe corre com Ross (David Schwimmer) até o aeroporto para tentar impedir Rachel (Jennifer Aniston) de ir para Paris, Monica e Chandler fazem as malas do apartamento antes da mudança para a nova casa. Já Joey (Matt LeBlanc) compra um novo pintinho e pato para Chandler como presente de despedida.
3. O Último: Parte 2 (Nota: 9,5/10)
- Temporada 10 - Episódio 18 (2004)
A segunda parte do episódio duplo que marcou a despedida dos amigos é emocionante e sempre relembrado pelos fãs com grande carinho. No capítulo final, as pendências são resolvidas e todos encontram o seu "felizes para sempre", entregando um adeus ao público no apartamento de Monica, cenário principal do seriado. Além disso, todos combinam de tomar um último café no Central Perk. Com todos deixando as suas chaves do imóvel sobre a bancada, o encerramento, com o perdão do trocadilho, é feito com chave de ouro.
4. Aquele com os Embriões (Nota: 9,4/10)
- Temporada 4 - Episódio 12 (1998)
Um dos episódios mais populares nas redes sociais, por trazer uma dinâmica divertida entre os amigos. Enquanto Phoebe passa por exames para a implantação dos embriões, para que ela seja barriga de aluguel para o seu irmão, Frank Jr., Ross comanda um jogo entre Chandler e Joey contra Monica e Rachel, com os apartamentos das duplas em disputa. Acaba que os amigos se saem melhor e conseguem a moradia das amigas — tudo isso porque ninguém sabe qual é o emprego de Chandler.
5. Aquele com o Vídeo Caseiro (Nota: 9,3/10)
- Temporada 2 - Episódio 14 (1996)
Um dos episódios mais hilários — e também emocionantes — de Friends é este. Utilizando o recurso de maquiar os atores para que parecessem mais jovens — com direito a um Ross de bigode —, mostrando-os na adolescência, a produção leva os espectadores ao dia do baile de formatura de Rachel e Monica, mostrando uma gravação caseira. É quando a personagem de Jennifer Aniston descobre que Ross sempre foi apaixonado por ela e, inclusive, a levaria ao baile, uma vez que o parceiro dela havia desistido. Porém, tudo muda de cenário e o garoto acaba ficando na pior com a sua pretendente indo à festa com o seu par inicial. Além disso, é a primeira vez em que a icônica frase "você é a minha lagosta" é dita. É um dos pilares da série.
6. Aquele do Boato (Nota: 9,2/10)
- Temporada 8 - Episódio 9 (2001)
É o episódio com a participação especial de Brad Pitt. E só por isso já merecia estar na lista. Porém, o capítulo tem excelentes momentos, como o personagem do astro, Will Colbert, relembrando como ele e Ross eram "idiotas" por gostarem de dinossauros na época da escola — sendo que o personagem de David Schwimmer trabalha como paleontólogo. A trama se passa durante o Dia de Ação de Graças e, entre as mais diversas confusões, tem Joey querendo comer peru e Will e Ross revelando que criaram um boato sobre Rachel na escola, além de terem um clube para odiar a colega.
7. Aquele da Proposta de Casamento: Parte 2 (Nota: 9,2/10)
- Temporada 6 - Episódio 25 (2000)
Dificilmente os fãs da série não caíram no choro neste episódio. Na produção, Chandler continua fingindo odiar a ideia de se casar com Monica, enquanto um ex de sua amada, Richard, quer reatar com ela. Enquanto isso, Rachel e Phoebe decidem criar um plano B para quando chegarem aos 40 anos, caso chegassem solteiras até lá. E, entre confusões e dúvidas, Chandler pede Monica em casamento sob a luz de velas.
8. Aquele com o Videotape (Nota: 9,2/10)
- Temporada 8 - Episódio 4 (2001)
Em uma das melhores reviravoltas da série, o episódio revisita a noite em que Ross e Rachel dormiram juntos, após terem terminado o relacionamento anos antes. Enquanto ela conta uma história, ele tem outra versão. Eis que, para provar o seu ponto, o paleontólogo revela que, acidentalmente, filmou a relação de ambos e toda a conversa que houve antes. Obviamente, todos os amigos querem ver a gravação. No vídeo caseiro, aparece Rachel dizendo: "Já lhe contei sobre a vez em que viajei pela Europa Ocidental?" O que a fashionista não sabia era que aquela era uma cantada batida de Joey — amplamente conhecida por Ross e pelos amigos. Foi uma deixa, então, para ele a beijar. Assim, todos ficaram sabendo que a iniciativa da relação foi de Rachel. Um momento icônico da série.
9. Aquele do Casamento do Ross: Parte 2 (Nota: 9,1/10)
- Temporada 4 - Episódio 24 (1998)
Rachel fica em Nova York com Phoebe, que está grávida, enquanto todos os amigos vão para Londres para o casamento de Ross e Emily. Eis que a moça da moda decide que precisa cruzar o oceano para revelar os seus reais sentimentos pelo irmão de Monica. É neste episódio, por exemplo, que Rachel pega o avião com um homem, vivido por Hugh Laurie, que tenta explicar para a jovem, de maneira bem direta, que ela está agindo de maneira egoísta — mas ela não lhe dá ouvidos. As cenas entre os dois, pelo menos, são hilárias. Quando Rachel chega ao casamento, Ross acaba cometendo um deslize e diz o nome da amiga ao invés do nome da futura esposa. Aí a confusão está formada.
10. Aquele em que Ross Fica Doidão (Nota: 9,1/10)
- Temporada 6 - Episódio 9 (1999)
Em mais uma história do Dia de Ação de Graças, o episódio praticamente se passa na sala do apartamento da Monica, mas é o bastante para ser memorável. E isso se dá pelo texto e pelas confusões do presente e do passado. A trama principal mostra Monica querendo contar para os seus pais que ela e Chandler estão morando juntos — porém, a dupla não gosta do jovem. Eis que descobrem o motivo disso: Ross, no passado, colocou a culpa no amigo por estar escondendo maconha, quando, na verdade, a droga era dele. Além disso, Rachel prepara uma sobremesa terrível, que todos os amigos odeiam, menos, é claro, Joey.