Gaúcho de Alegrete, Matteus, 27 anos, disputa a final do Big Brother Brasil 24, que será decidida na noite desta terça-feira (16), com Davi e Isabelle. Nos últimos quatro meses, o estudante de Engenharia Agrícola conquistou não só o público do Rio Grande do Sul, mas também de todo o Brasil.
Educado, justo, gentil e sem medo de ser vulnerável, ele tem unido o Estado para torcer por ele. Conforme sua própria descrição, Matteus se considera um homem "de bom coração e sensível". Confira, abaixo, momentos do programa que ajudam a explicar o carisma do Alegrete, sua cidade natal, que virou apelido em rede nacional:
Coração partido
Na metade de fevereiro, a mineira Deniziane decidiu pôr fim ao relacionamento amoroso que mantinha com o gaúcho dentro da casa. Na conversa de término, ela argumentou que o envolvimento dos dois estaria interferindo no seu comportamento dentro do jogo.
Matteus, que estava bastante envolvido com a sister, ficou abalado com o término e não conteve o choro, sendo consolado pelos colegas de confinamento. O momento de vulnerabilidade despertou a compaixão dos espectadores, ainda mais porque aconteceu logo depois que ele resolveu tirar a barba. O detalhe não passou batido pelo público, que logo associou os fatos (o que também gerou diversas piadas nas redes sociais).
Cinco dias depois do término, Deniziane foi a nona eliminada do BBB, em paredão disputado com Matteus e Fernanda.
Pai de pet
No dia 31 de março, Matteus recebeu o tradicional almoço do anjo, acompanhado de Alane e Beatriz, após vencer a prova pela imunidade. Na ocasião, o momento em que ele ficou emocionado ao ver um vídeo de seu cavalo ganhou as graças da internet.
— Meu cavalo! Olha que lindo! — disparou Matteus, entre lágrimas.
Ao final do vídeo, o gaúcho seguiu chorando e comentando sobre o animal com as amigas. Nas redes sociais, a reação repercutiu. "Matteus se emocionando horrores com seu cavalo. Pais de pet no topo", "Nós homens meio Matteus que choramos até vendo um cavalo" e "Eu seria igual o Matteus quando visse meu cavalo" foram alguns dos comentários dos internautas no X (antigo Twitter).
Amizade com Davi
O baiano Davi é o grande favorito ao prêmio de quase R$ 3 milhões, tendo conquistado uma torcida expressiva do lado de fora desde as primeiras semanas do programa, quando foi isolado por parte da casa. Matteus, no entanto, foi um dos únicos participantes que não endossou o ódio jogado sobre o brother e afirmou diversas vezes que não tinha nenhum problema com ele.
Desde então, os dois foram ficando cada vez mais próximos, o que pode ter contado positivamente para o gaúcho. Aliás, a proximidade com Matteus foi levada em conta pela torcida do motorista de aplicativo, que engajou na votação pela permanência do gaúcho em vários paredões.
Empatia pelos adversários
Matteus não deixou de se posicionar quando necessário, mas nunca faltou com o respeito ao se relacionar com os colegas de confinamento. Um exemplo dessa característica do gaúcho ocorreu no "sincerão das cartas", quando os emparedados, o líder e o anjo da semana precisavam triturar cartas e fotos das famílias de outros participantes.
Matteus não aguentou a "crueldade" da dinâmica, como definiu, e começou a chorar enquanto triturava a carta enviada pelos familiares de Pitel. Na internet, houve até quem tenha brincado que ele estaria sofrendo mais do que a própria sister.
Romântico nato
Depois do lance com Deniziane, foi a vez de Isabelle entrar na mira do gaúcho. Após dias de flerte e trocas de carícia, os espectadores aguardavam ansiosamente o beijo entre Matteus e a manauara, que aconteceu, finalmente, na madrugada da última quinta-feira (11). A cena para lá de romântica e cheia de química também repercutiu bem do lado de fora da casa.
A aproximação entre eles começou durante a festa, quando dançaram juntos. Depois, a sister foi para o quarto fada e ficou ponderando sobre "se entregar" ao momento. Em seguida, o gaúcho entrou no cômodo. Eles se sentaram no chão, entre as camas, e começaram a conversar, trocando elogios e beijos pelo rosto, até se entregarem de vez à paixão.
"Matheus mostrando o que é ser um gentleman. Gaúcho raiz não precisa ser grosso, pode tratar a prenda como uma princesa. Beijos, carinho e respeito, é disso que a gente gosta", comentou uma espectadora no Instagram de GZH. "Tem gente querendo saber onde fica o Alegrete para achar um. Quem não ama um homem romântico, gentil, carinhoso? Tchê de Deus!", frisou outra. "Ele consegue ser tão franco e transparente com relação aos sentimentos e desejos dele. Senhor, multiplica", pediu ainda uma terceira.