Um dos grandes méritos de Terra e Paixão é ter colocado juntos em cena Gloria Pires e Tony Ramos. A dobradinha já aconteceu outras vezes na telinha e na telona, mas é na atual trama das nove que eles têm brilhado e impressionado como nunca. E nesta semana, chegaram ao ápice com cenas de tirar o fôlego.
Irene e Antônio começaram a novela bem casados, compartilhando maldades e prejudicando a vida de quem atravessasse seu caminho. Mas foi essa sede de poder que levou à ruína dos La Selva, começando pela morte de Daniel (Johnny Massaro), vítima inocente do ódio da própria mãe. A megera planejava acabar com a vida do enteado, Caio (Cauã Reymond), sem imaginar que seu primogênito pegaria o carro que o levou à morte. De lá pra cá, foi ladeira abaixo.
Se a chegada de Agatha (Eliane Giardini) foi o começo do fim do casamento dos vilões, a traição de Irene foi a gota d’água que fez o copo transbordar. Tão ardilosa quanto a rival, Agatha levou Antônio até o motel onde Irene estava com Vinicius (Paulo Rocha). Depois disso, sobraram ameaças, juras de morte, o suposto assassinato do geólogo e o auge: Irene e Antônio de armas em punho, trocando tiros em plena sala de estar. Não é preciso dizer que esse duelo foi um banho de atuação, interpretações impecáveis de ambos. Um cenão que já entrou para a história da teledramaturgia. Obrigada, Walcyr Carrasco!