O seriado norte-americano Família Dinossauros, exibido nos Estados Unidos de 26 de abril de 1991 a 19 de outubro de 1994, contou com 65 episódios, divididos em quatro temporadas. A produção fez sucesso na década de 1990 em diversos países. No Brasil, a produção estreou durante o programa infantil Xou da Xuxa e chegou a bater 24 pontos de audiência. Com o sucesso, passou a ser exibida também aos domingos. Depois, ainda chegou a ser inserida no matinal TV Colosso.
A história da série acompanha a rotina diária da família Silva Sauro, formada por dinossauros que vivem como no mundo moderno. Eles vestem roupas, moram em uma casa, com televisão e eletrodomésticos, e até trabalham.
Os personagens principais são Dino, o pai da família, a esposa Fran e os três filhos do casal, Baby, Bobby e Charlene. Para dar vida a cada personagem, foram criadas fantasias em tamanho real para os corpos (exceto o de Baby), já os rostos eram animatrônicos, para reproduzir expressões e movimentos mais reais. Por fim, atores dublavam as falas dos dinos.
Parte do sucesso do programa se deve à representação da família, que gerava identificação do público ao retratar situações comuns da época. As mensagens trazidas no seriado também chamavam a atenção dos espectadores, como a importância da família e de conviver com a diferença dos parentes.
Atores de Família Dinossauros
Stuart Pankin (Dino)
Stuart Pankin foi o intérprete do protagonista Dino, em Família Dinossauros. No programa, o personagem trabalha derrubando árvores na companhia de demolição comandada pelo carrasco Sr. Richfield (Sherman Hemsley) e, assim, provém o sustento financeiro de sua família.
Além do seriado infantil, o ator tem uma carreira com aparições em mais de 300 programas de televisão e atuação em mais de 30 filmes. Entre os trabalhos de Pankin nas telonas estão Atração Fatal (1987), Aracnofobia (1990), Congo (1995), Striptease (1996) e O Artista (2011).
Jessica Walter (Fran)
Jessica Walter interpretou Fran, a esposa de Dino e mãe de Baby, Bobby e Charlene. Na trama, ela é dona de casa e se mostra sempre preocupada com o bem-estar da família. A artista morreu em 24 de março de 2021, aos 80 anos, enquanto dormia em sua residência, em Nova York, nos Estados Unidos. Ela deixou uma filha, Brooke Bowman, e um neto, Micah Heymann.
Ao longo de seis décadas de carreira, Jessica se dividiu entre o cinema e a televisão. Um dos trabalhos mais conhecidos da atriz foi como a personagem Lucille Bluth, na série Caindo na Real (2003-2019). Por esse papel, ela recebeu uma indicação ao Emmy em 2005, na categoria de melhor atriz coadjuvante em série de comédia. Em 1975, ela conquistou o prêmio por sua atuação como a protagonista da série Amy Prentiss.
Entre seus últimos trabalhos, Jessica foi dubladora da personagem Mallory Archer, na série de animação Archer (2009-2020).
Kevin Clash (Baby)
Kevin Jeffrey Clash interpretou Baby, o filho mais novo da família Silva Sauro. Em Família Dinossauros, o bebê mostra que, apesar da pouca idade, é muito esperto. Mimado e rebelde, ele traz muita diversão e confusão para a família e marcou época com o bordão "Não é a mamãe!".
Além de ator, Clash atua como produtor e manipulador de bonecos. Ele deu vida e movimento ao personagens como Elmo, do programa infantil Vila Sésamo, e Clifford, dos Muppets. Ele também interpretou o mestre Splinter em dois longas de As Tartarugas Ninjas, em 1990 e 1991.
Jason Willinger (Bobby)
Jason Willinger interpretou Bobby. O personagem, filho mais velho de Dino e Fran, é muito questionador e busca romper com as tradições familiares. Além do programa infantil, Willinger trabalhou no longa Zebrahead (1992) e também atuou como dublador em Pateta: O Filme (1995).
Ele também participou como ator convidado dos seriados Cybill (1995) e Campeões (1996). Em 2006, ele foi narrador dos reality shows Everest: O Preço da Escalada e César 911. Willinger ainda foi narrador do documentário Massacre de Munique (2016).
Sally Struthers (Charlene)
Sally Struthers foi a intérprete de Charlene em Família Dinossauros. No programa, ela é uma jovem vaidosa e ligada à moda que sente ciúme da relação dos irmãos, principalmente de Baby, com seus pais, Dino e Fran.
A artista fez sua estreia no cinema em 1970, no filme Cada Um Vive Como Quer. No mesmo ano, ela atuou nos programas humorísticos The Smothers Brothers Comedy Hour e The Tim Conway Comedy Hour. Em 1971, Sally integrou o elenco da série Tudo em Família. Ela interpretou a personagem Gloria Stivic no programa, até 1978.
Sally dublou diversas animações como Bambam e Pedrita (1971), Fred Flinstone e Amigos (1977), Esquadrilha Parafuso (1990) e Droopy, o Grande Detetive (1993).