O 16º paredão do BBB 23 será histórico. Com as favoritas Amanda e Domitila disputando com Larissa a preferência do público, a berlinda desta semana é decisiva para as duas maiores torcidas da edição: a de Amanda e a de Domitila. E a médica está levando a melhor.
Conforme indicam enquetes que simulam o resultado do paredão, Amanda não tem nem chances de deixar o programa nesta terça (18). Isso porque a torcida de Domitila está focada em eliminar Larissa, o elo mais fraco, em vez de votar na médica. Enquanto isso, os fãs de Amanda estão engajados em votar na ativista social, fazendo com que a disputa fique somente entre ela e Larissa.
O resultado do duelo poderá dar respostas importantes sobre o futuro do BBB 23. E tem tudo para ser definido de forma acirrada, com pouca diferença no número de votos, mas muita diferença no que diz respeito às motivações que podem levar Larissa e Domitila a saírem ou permanecerem no jogo.
Abaixo, GZH elenca o que pesa contra cada uma delas neste paredão.
Por que Larissa pode ser eliminada
Depois de ser eliminada e voltar ao jogo por meio da repescagem, Larissa pode dar adeus ao programa mais uma vez nesta terça-feira. Isso porque a volta dela à competição não foi uma espécie de redenção, e sim mais um caso de escolher o menos pior. Por isso, os motivos que fizeram Larissa sair do reality da primeira vez continuam valendo.
A sister, assim como a melhor amiga Bruna, tem grande dificuldade de reconhecer os próprios erros, mas manda muito bem quando o assunto é apontar defeitos nos outros. As duas adoram chamar os adversários de "agressivos" e "maldosos", mesmo que o que tenham feito seja bem menor do que elas próprias fazem.
Larissa também demonstra excelência na hora de votar nos oponentes, mas não aceita receber nenhum voto. Foi assim, por exemplo, na vez em que ela ficou muito magoada por ter recebido votos de Gabriel Santana e Sarah Aline, mesmo tendo votado em Marvvila, aliada do trio, e compactuado com o então líder Fred para indicar Sarah ao paredão.
Não faz sentido, mas nada disso é novidade. A novidade é que, além de tudo isso, Larissa ficou chata e repetitiva. Quando retornou à casa, a sister passou um bom tempo chorando e se lamentando por conta dos comentários de cunho machista feitos por Domitila sobre ela. E tudo bem, é legítimo, só não precisava repetir tanto o disco.
Até porque a preocupação da sister com o machismo não foi a mesma com relação às atitudes dos amigos MC Guimê e Cara de Sapato, que acabaram expulsos por cometerem assédio. Pelo contrário: dia desses, Larissa chegou a fazer uma dança em homenagem a Sapato, ao passo em que detonava diariamente Domitila por conta dos comentários infelizes. No fim das contas, ficou parecendo que a professora de educação física queria cravar um vitimismo para queimar Domitila a qualquer custo, pois sabia que a pernambucana tem uma grande torcida.
E por falar em torcida, se Larissa sobreviver a este paredão, será bem mais pela ajuda dos fãs de Amanda do que por méritos próprios.
Por que Domitila pode ser eliminada
A torcida de Amanda também é o principal fator que pode causar a eliminação de Domitila. Os fãs da médica, que estão dispostos a fazê-la campeã do BBB 23, vêm movendo mundos e fundos para defender as aliadas de sua ídola quando elas estão no paredão. Foi assim, por exemplo, que Bruna e Aline sobreviveram às últimas berlindas. E é assim que Larissa pode vir a sobreviver também, para o azar de Domitila.
Ainda pesa o fato de que a pernambucana é hoje a única participante com chances reais de tirar o prêmio de Amanda em uma final. Por isso que a obstinação dos docshoes — como são chamados os fãs da médica — deve ser ainda maior para eliminá-la já agora, cortando o mal pela raiz. Nesta missão, a torcida de Amanda vem realizando mutirão atrás de mutirão para votar em Domitila.
Além do fator Amanda, que é sem dúvida a maior pedra no sapato de Domitila, não se pode ignorar os erros que a sister cometeu durante o jogo. Um deles foi justamente os comentários de cunho machista feitos a respeito de Larissa. Mesmo que o vitimismo cravado pela professora de educação física não tenha colado, a atitude da ativista social não foi legal, e isso pode sim pesar contra ela em uma eventual eliminação, ainda que não seja o motivo principal.
Qual lado vai vencer nesta história, só mesmo na noite desta terça para saber. O que já se sabe é que este é o paredão mais decisivo do BBB 23 até aqui. Se Domitila, uma das favoritas a vencer a edição, acabar saindo pela porta no lugar de Larissa, isso significará somente uma coisa: já dá para entregar o prêmio para Amanda.