Morreu o ator dominicano Andrés Garcia nesta terça-feira (4), aos 81 anos. A causa da morte não foi divulgada pela família. O artista era conhecido no Brasil por ter atuado em novelas mexicanas como O Privilégio de Amar e Mulheres Enganadas.
De acordo com a viúva Margarita Portillo, seu marido já apresentava alguns problemas de saúde. No domingo (2), ele recebeu uma transfusão de sangue no Hospital Santa Lucía, na República Dominicana.
"Nesse mesmo domingo voltamos para casa mas seu corpinho já estava muito cansado. Ele recebeu a unção dos enfermos enquanto eu estava ao seu lado, assim como minha irmã e sua enfermeira", contou, em publicação nas redes sociais do marido.
Ainda conforme Margarita, ela esteve ao lado do ator até o fim. "Ele partiu em paz e de uma forma que agradeço a Deus", acrescentou.
A fragilidade do estado de saúde do artista não é recente. Andrés foi diagnosticado há alguns anos com cirrose hepática — doença que causa alteração no funcionamento do fígado. Ainda que tenha realizado alguns tratamentos, o problema se agravou nos últimos meses. Andrés também já enfrentou um câncer de próstata e uma leucemia.
Em 2022, o ator chegou a divulgar nas redes sociais uma mensagem de conselho aos seus fãs. "Não vou pedir que não bebam, porque eu bebi até o último momento, mas se puderem beber três vezes em vez de cinco pela semana, vão evitar muitos problemas", escreveu, na época.
A atriz e cantora Anahí, do grupo RBD, que voltará aos palcos neste ano, lamentou a morte do amigo.
"Não consigo encontrar as palavras… Agradeço a Deus por me dar o dom do seu amor. Eu sei que você está em um lugar melhor agora. Eu vou te amar e lembrar de você por toda a minha vida com todo o meu coração, meu amado Andrés", publicou a mexicana no Twitter.