Morreu a atriz, dubladora e diretora de dublagem Gilmara Sanchez, aos 74 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT. A emissora de Silvio Santos emitiu uma nota de pesar nesta quarta-feira (29).
Gilmara começou a carreira artística no rádio, aos 11 anos de idade, chegando tempos depois à televisão, participando de séries da TV Record, como A Turma do Sete, Fiorela e Mandraque, além do cinema, com aparição no longa Betão Ronca Ferro, filme de Mazzaropi. No fim da década de 1970, chegou a integrar o corpo de jurados do programa Show de Calouros, apresentado por Silvio Santos.
Em nota, o SBT definiu a artista como dona de uma personalidade marcante e exuberante, que chamava atenção pela perfeita dicção e análise profunda dos candidatos, mesclando momentos sérios com extremo bom humor, sendo lembrada até os dias atuais pela face de jurada.
"A família SBT lamenta o falecimento da atriz e dubladora Gilmara Sanches... Gilmara deixou sua marca nos 60 anos do Programa Silvio Santos, e o SBT deseja que Deus conforte o coração dos familiares neste difícil momento, entre eles à sua irmã, a também atriz Elaine Cristina."
Amigos e colegas da artista também se despediram de Gilmara e prestaram homenagens nas redes sociais. O perfil Dublapédia Brasil, referência em informações sobre o universo da dublagem, e por vários dubladores nas redes sociais, também lamentou a morte de Gilmara.
"Morre a dubladora Gilmara Sanchez! Voz de personagens como Feiticeira Negra em Yu-Gi-Oh!, Lois Lane em Superman: A Série Animada, Marin de Águia em Os Cavaleiros do Zodíaco (versão Gota Mágica) e Oficial Jenny em séries e longas de Pokémon!", dizia o post.
Espectadora entusiasta de National Kid, durante a primeira exibição da série japonesa nos anos 1960, a voz dela começou a ganhar fãs de dublagem a partir de 1994, quando viveu a primeira versão brasileira da personagem Marin de Águia no desenho Os Cavaleiros do Zodíaco, exibido pela extinta TV Manchete. Gilmara também foi a primeira voz da Sailor Mercury, para a primeira temporada de Sailor Moon (exibida em 1996 pela Manchete). Mas seu envolvimento com os animês se acentuou ao longo dos anos 2000, quando dirigiu, pela Centauro, a versão brasileira de diversas séries como Pokémon (a partir da 7ª temporada), Super Onze, Kaleido Star (Layla), Dinossauro Rei ( Úrsula) e Viewtiful Joe ( Supu Rocket).
Ela também escreveu seu nome na história da dublagem de tokusatsu, dirigindo a série Ryukendo, onde deu voz à personagem Lady Gold.