Os fãs de Stranger Things já podem soltar o ar que ficou preso desde que subiram os créditos de O Massacre no Laboratório de Hawkins, sétimo episódio da quarta temporada da série da Netflix. Nesta sexta-feira (1º), os capítulos finais chegam ao catálogo da plataforma de streaming e prometem acalmar o coração dos espectadores. Ou então piorar ainda mais as coisas.
Isso porque foram muitas as pontas que ficaram soltas até aqui, e as perspectivas não são das melhores para o desfecho de alguns personagens. Os próprios criadores da série, os irmãos Matt e Ross Duffer, já avisaram de antemão que o final da quarta temporada passará bem longe de um final feliz.
Mas então qual será o final? Para ajudar os fãs a se prepararem psicologicamente para o que vem por aí, GZH reuniu os principais pontos que devem ser abordados nos dois últimos episódios (e também os que queremos que sejam abordados). Confira:
Nancy com a corda no pescoço
O que vai acontecer com Nancy (Natalia Dyer) é uma das perguntas que vem fazendo os fãs de Stranger Things roerem as unhas à espera dos episódios finais. A personagem, que é uma das mais queridas da série, foi a última pessoa a ser sequestrada por Vecna, em sequência mostrada no final do primeiro volume.
O que chamou atenção, porém, é que o vilão deixou Nancy desbravar a casa dos Creel no Mundo Invertido, descobrindo detalhes da história dele. E, pelo que mostra o trailer da segunda leva de episódios, Vecna também vai permitir que ela descubra detalhes do massacre no laboratório.
Mas depois de tantos estranhos passeios (afinal, por que Vecna está sendo tão "bonzinho" assim?), será que Nancy vai sobreviver? A boa notícia é que, ao menos pelo que demonstra o trailer, ela deve escapar das garras do vilão, já que aparece na prévia acompanhada pela trupe de Hawkins. Resta saber o que vai encontrar pelo caminho até o reencontro.
Max e Vecna juntos de novo
Max (Sadie Sink) ganhou ares de protagonista na primeira leva de episódios porque, em um resumo bem à moda de Stranger Things, quase morreu. O problema é que, mesmo depois de todo o sofrimento pelo qual passou, o trailer dos novos episódios mostra que a ruivinha vai novamente se encontrar com Vecna.
Running Up That Hill vai funcionar mais uma vez? Aliás, como Vecna conseguiu capturar Max novamente, já que os fones de ouvido viraram os melhores amigos da menina? E será que ela vai sobreviver desta vez? É o que o público vai ter de descobrir nos novos episódios.
"Pura carnificina"
A expectativa dos fãs em relação a Max não está das melhores, pois é sabido que os últimos dois episódios da quarta temporada prometem ser bem desoladores. Como ela já sobreviveu uma vez ao Vecna, seria bem plausível que não tivesse a mesma sorte novamente — dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, né?
Quem ativou o sinal de alerta foi Joseph Quinn, o intérprete de Eddie, que classificou o novo volume como "pura carnificina". A fala foi suficiente para que um sem fim de teorias fossem criadas. Sobre uma suposta morte de Max, mas também sobre a chance de o próprio Eddie morrer. E não seria improvável, pois não bastasse a ameaça de Vecna, o novo personagem precisa lidar ainda com o levante de obcecados que tomou conta de Hawkins.
Outra pessoa que pode vir a cantar para subir é Steve (Joe Keery). Primeiro, porque já está no Mundo Invertido — lugar que, sabemos, não é dos mais salubres. Mas principalmente porque, ao longo de sua jornada de redenção, o personagem provou ser capaz de qualquer coisa para proteger Nancy, que é justamente quem vai iniciar a nova leva de episódios com a corda no pescoço. Então, não seria estranho se, em algum tipo de ato heroico, Steve viesse a se despedir para sempre dos fãs de Stranger Things. Muitas lágrimas iriam rolar, mas os irmãos Duffer não parecem muito preocupados com isso.
Vai sobrar tempo para o romantismo?
Mas se Steve morrer, como fica a nação "Nanceve" (como é chamado o shipp de Nancy e Steve)? Porque, sim, há uma parcela grande do público torcendo para que Nancy dê um pé na bunda de Jonathan (Charlie Heaton) e volte correndo para os braços do ex. E a torcida ganhou ainda mais força na primeira leva de episódios, em que é visível a reaproximação dos dois, ao passo em que Jonathan pouco aparece. Além de que não é segredo para ninguém que o atual relacionamento de Nancy está fadado ao fracasso, seja pela distância de Jonathan ou simplesmente pela incompatibilidade de aspirações dos dois. E aí, será que vai rolar uma recaída Nanceve?
Por falar em recaída, supondo que Max sobreviva, qual será o desfecho do romance entre ela e Lucas (Caleb McLaughlin)? Os dois iniciaram a temporada com a relação estremecida, mas parece que estão se entendendo. E os fãs estão na torcida para que se entendam de vez, porque formam um dos casais mais "bombados" entre o público de Stranger Things — tão bombados quanto Caleb McLaughlin, que voltou ao papel de Lucas com o shape bem em dia.
O que também bombaria é um romance entre Robin (Maya Hawke) e Vickie (Amybeth McNulty). Na primeira leva de episódios, fica claro que as duas têm química e que Vickie também tem interesse por Robin. Então, bem que os irmãos Duffer poderiam dar um alento para o público e fazer esse casal acontecer, né?
O "póbi" do Will
Com todo mundo equilibrando flerte e luta contra o Vecna, o que sobra para o "póbi" do Will (Noah Schnapp)? Ele até teve uma folga na quarta temporada, pois não foi arrastado novamente ao Mundo Invertido (já deu, né?), mas parece que o personagem está fadado ao sofrimento. Desta vez, por problemas do coração.
Qualquer espectador com alguma sensibilidade percebe que o caçula dos Byers está apaixonado por Mike (Finn Wolfhard), embora ele próprio ainda não tenha entendido direito isso. Só que Mike, como bem sabemos, só tem olhos para Eleven (Millie Bobby Brown). E o Will, coitado, mais uma vez deve sofrer. Tanto que, no trailer, ele aparece chorando as pitangas nos braços do irmão mais velho.
A pergunta que não quer calar é: quando que esse menino vai ter um final feliz, gente? Parece que não agora. E vale lembrar que, como se não bastasse, os próprios criadores da série confessaram ter esquecido do aniversário dele na quarta temporada. Desumano!
Eleven x Vecna
Quem também parece que nunca vai ter sossego é Eleven. Depois de perder os poderes e voltar a vivenciar seus piores traumas na tentativa de recuperá-los, a protagonista de Stranger Things vai passar por poucas e boas nos episódios finais da quarta temporada. Primeiro, porque manda o Papa para as cucuias e decide que vai para Hawkins ajudar seus amigos, mas é atrapalhada pelos militares, que descobrem o seu paradeiro. E, conforme mostra o trailer, eles não estão dispostos a facilitar as coisas.
A boa notícia é que ela consegue escapar, mas a ruim é que vai parar direto na casa dos Creel, cara a cara com o Vecna. O tão aguardado duelo entre os dois deve ser o ápice dos últimos episódios, ainda mais depois que a menina descobriu que já conseguiu deter o vilão antes. Mas e agora, será que ela vai levar a melhor sobre o Vecna?
Qual é a tua, Vecna?
Aliás, qual é a do Vecna, hein? Embora o último episódio do volume 1 tenha explicado quem é o vilão, ainda há muita coisa que precisa ser esclarecida. Por exemplo, o porquê de ele ter demorado tanto a entrar em cena, uma vez que há tempos Hawkins está conectada ao Mundo Invertido. Também falta colocar os pingos nos "is" sobre a relação dele com o Devorador de Mentes e o Demogorgon.
Será Vecna o grande líder dos monstrengos? Como? Por quê? Esperamos descobrir nos episódios finais. Embora, ao que tudo indica, a jornada do paciente 001 em Stranger Things não vá terminar quando subirem os créditos da quarta temporada.