Misturando uma trama policial com elementos de telenovela, a série mexicana Quem Matou Sara? é um fenômeno da Netflix. A primeira temporada estreou em março do ano passado e foi assistida por 55 milhões de assinantes, figurando no top 10 da plataforma de streaming por vários dias. Dois meses depois, o seriado teve lançada uma segunda leva de episódios e, nesta quarta (18), ganha uma conclusão.
Desde o início, a trama já deu inúmeras reviravoltas e a morte de Sara Guzmán recebeu mais camadas à medida que a história avançou. No último episódio lançado até então, o público teve um vislumbre de quem matou a protagonista. Mas a história logo teve uma reviravolta e descobrimos que, na verdade, tudo pode ter sido uma armação.
A seguir, saiba os destaques da trama da terceira temporada. Mas atenção! O texto abaixo contém spoilers:
Experimento científico
No fim da segunda temporada, Marifer, irmã de Sara por parte de pai, revela ter sido responsável por cortar as tiras do parapente no qual estava a protagonista, que caiu no mar e se afogou. Logo depois, a possível assassina morre em um incêndio.
Na última cena, porém, há uma revelação. Nicandro, amigo de adolescência de Álex, irmão de Sara, e Rodolfo, ex-namorado da vítima, aparece revirando documentos médicos com o Dr. Alanis, ex-psiquiatra da protagonista. O papo revela que, antes de morrer, ela se envolveu em um projeto médico secreto.
— Ninguém pode saber que fomos nós — diz, antes do episódio acabar.
A partir daí, muitas possibilidades se abrem. Será que Sara passou por um experimento científico? Ou ainda, será que ela realmente morreu?
A primeira pergunta já está respondida no trailer. Sim, Sara passou por uma série de experimentos. No vídeo, ela aparece sendo escalada como a primeira paciente do Projeto Medusa por, segundo uma enfermeira, ter o perfil ideal: 16 anos de idade e diagnosticada com esquizofrenia hereditária.
Aparentemente, essas informações foram acessadas pelo projeto com a ajuda de Nicandro, já que elas estavam descritas em seu diário, e há uma cena dele adolescente, entrando no quarto da vítima. O plano dá certo e, em seguida, vemos Sara em diferentes instalações de uma instituição médica.
Em destaque, vemos um médico, chamado Reinaldo, que até então não havia aparecido na série. Ele será interpretado pelo francês Jean Reno, conhecido por Godzilla, O Código Da Vinci e A Pantera Cor-de-Rosa. A Netflix, no entanto, não deu mais detalhes do personagem.
Sara viva?
O trailer vai além e dá a entender que Sara está viva. Em uma cena, o túmulo dela é desenterrado e vemos Álex falando: "Está vazio, não é?".
Depois, a ex-enfermeira surge para Álex e diz que irá revelar onde está sua irmã. Vemos, inclusive, uma tomada de Sara com um corte de cabelo diferente, chamando pelo irmão.
Chema preso
E parece que os próximos capítulos não serão fáceis para Chema. Na segunda temporada, o personagem teve uma série de perdas: primeiro, de seu namorado, Lorenzo, e depois de Clara, sua amiga que havia se oferecido como barriga de aluguel de um filho seu.
Tomado pela culpa de ter matado Moncho, ex-namorado de Clara, ele se entrega para a polícia e ainda assume o assassinato de Abel, pai de Sara, que na verdade foi morto por César, mas a polícia acha que foi Álex. A atitude foi tomada como forma de ajudar o amigo (e antiga paixão) e também em retribuição pelas perdas que ele teve causadas por sua família.
Mas parece que Chema não estará em paz com a sua decisão na terceira temporada. No trailer, ele aparece sofrendo dentro de uma cadeia, e pedindo ajuda para sair:
— Assumi a culpa por um crime que não cometi — declara.
Corrupção
Mesmo que o empresário César esteja desaparecido, após fingir sua morte, a investigação empreendida por sua filha Elisa com Álex segue. Desde o início, os dois buscam revelar os esquemas ilegais e corruptos da família Lazcano.
Com base no trailer, o casal consegue "fazer o coelho rico sair da toca" com a ajuda de Rodolfo.
— Bingo — dizem.