Vinte e um anos após sua estreia, o pioneiro reality show No Limite está de volta. A nova temporada começa nesta terça-feira (11) na RBS TV, após a novela Império. O programa será comandado por André Marques, que encara um novo desafio em sua trajetória de 27 anos na Globo.
— Eu estava conversando ontem com a Raquel, minha empresária, e disse: “Cara, estou me sentindo igualzinho a quando comecei em Malhação (1995)”. Eu era criança, tinha 14 anos. Chegava no Projac (hoje, Estúdios Globo), via a dona Nair Belo, John Herbert. Com o tempo, a gente vai conhecendo todo mundo, mas aqui eu estou me sentindo meio criança novamente. O que move nosso trabalho são as emoções que os desafios trazem para você. Estou com tesão de adolescente, feliz — afirmou, em coletiva de imprensa.
Desta vez, o elenco será diferente do tradicional: disputam o prêmio de R$ 500 mil 16 ex-BBBs, das mais variadas edições. São eles: André (BBB 13), Angélica (15), Arcrebiano (21), Ariadna (11), Carol Peixinho (19), Elana (19), Gleici (18), Gui Napolitano (20), Iris Stefanelli (7), Jéssica (18), Kaysar (18), Lucas Chumbo (20), Mahmoud (20), Marcelo Zulu (4), Paula Amorim (18) e Viegas (18). Para o diretor artístico LP Simonetti, o histórico dos participantes não deve tornar as coisas mais fáceis.
— No BBB, eles viveram em uma casa que é moderna e luxuosa. Tinham camas para dormir, água quente e, até mesmo na xepa, comida à disposição. Agora, eles não terão mais nenhum conforto. Não vai ser fácil conviver nessas condições. A única vantagem é que eles já conhecem a regra básica: toda semana uma pessoa vai sair e, no final, só teremos um grande campeão — declarou.
A jornada dos participantes e do apresentador começa ao raiar do dia. Assim que chegam à Praia Brava (nome fictício do local das gravações), os competidores são separados em dois grupos: Carcará e Calango. O primeiro desafio que encaram é a Prova de Privilégios, na qual podem conquistar objetos como sacos de dormir, facas ou fósforos. Após uma noite de sono, eles disputam um desafio que garante imunidade ao time inteiro. A equipe que perder vai para o Portal da Eliminação, no qual votam em um dos seus integrantes para deixar o reality show.
— Acho que o No Limite desperta no público uma curiosidade de saber como você reagiria diante daquelas situações. Você começa a se imaginar vivendo e passando as mesmas dificuldades. Eu, que fui espectador e fã do reality nos anos anteriores, espero que esta edição seja ainda mais memorável e desafiadora — apontou o roteirista do projeto, Élbio Valente.
Ao longo das quatro temporadas, No Limite ficou conhecido por oferecer aos participantes iguarias exóticas, como olhos de cabra e vermes vivos. O diretor de Variedades da Globo, Boninho, confirmou, em suas redes sociais, que a prática seguirá nesta edição. Marques disse que tentou descobrir quais serão essas refeições, mas não lhe contaram. Segundo ele, tudo que recebe é um roteiro básico durante a noite. No dia seguinte, sai para apresentar:
— É bacana eu também ter essa surpresa. Também sou um telespectador ali. Me deixa mais ativo, fico mais surpreso e acho que minhas reações são melhores.
Preparo
O reality show exige condicionamento físico, e não somente dos competidores. Já com o rosto vermelho do sol, Marques explicou que cerca de 10 dias antes do início das gravações começou a comer melhor e a caminhar frequentemente. Quanto aos competidores, avalia que uma mente bem equilibrada e controlada pode vencer uma pessoa que se respalda somente em força física.
— Se eu soubesse o nível da parada, eu tinha começado a me preparar quando o Boninho me convidou. Mas acho que isso valoriza mais ainda a força, a determinação e a convivência que os participantes vivem aqui. Não tem moleza. A gente está no sol gravando o dia inteiro. Estão no acampamento com sol, chuva, frio. Na próxima edição, acho que vou começar uns 30 (dias antes) — disse Marques.
A notícia de que foi selecionado para apresentar a competição de sobrevivência veio após uma brincadeira de Boninho. Na época, ele ligou para o ator dizendo que ele "só faz merda" e afirmou que iria tirá-lo do É de Casa. Em outra ocasião, quando o então jurado do The Voice Kids estava em um local sem sinal de celular, foi informado que o chefe queria conversar com ele. Depois de receber outra bronca de brincadeira, Boninho anunciou que ele havia sido escolhido para comandar o No Limite.
— Eu fiquei muito emocionado, quando eu soube pela imprensa que iriam fazer eu falei "adoraria fazer esse programa", porque sou "fanzaço". Eu estava fazendo o The Voice+ na época e eu encontrei nos corredores o Boninho, a Angélica e falei: "Pô, eu podia fazer esse programa, né". Eu tinha vontade, mas não passou na minha cabeça a possibilidade de ser convidado, porque eu estava no The Voice+, depois no The Voice Kids e faço o É de Casa. (...) Quando tive a notícia, fiquei emocionado, parecia uma cabrita desmamada — contou Marques.
Programe-se
- No Limite: às terças-feiras, após Império, na RBS TV. Reprise às quartas, às 20h, no canal pago Multishow.
- No Limite - A Eliminação: entrevista com o eliminado da semana. Quartas-feiras às 21h30min, no Multishow, com reprise aos domingos, após o Fantástico, na RBS TV.