A notícia de que Fausto Silva deixará a Globo no final de 2021 pegou o público brasileiro de surpresa. Há 32 anos à frente do programa Domingão do Faustão, o apresentador se tornou parte da vida de boa parte da audiência televisiva nas tardes de domingo.
Em nota, a emissora confirmou que a decisão de não renovar o contrato partiu do próprio comunicador. “Só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu”.
De acordo com a Globo, para honrar a história de sucesso do comunicador, 2021 vai ter “a melhor temporada de todos os tempos do programa, com edições sensacionais do Dança dos Famosos e do Show dos Famosos”. Uma substituição ao Domingão do Faustão ainda não foi definida.
A seguir, GZH relembra alguns quadros que conquistaram o público nas últimas décadas.
“Videocassetadas”
O mais longevo quadro do Domingão do Faustão também é de longe o mais popular: as Videocassetadas. O termo se tornou sinônimo de passar vergonha em público (ou em particular, quando uma câmera está ligada) desde sua estreia, em abril de 1990. Narrados com primor pelo apresentador, os vídeos amadores são enviados todas as semanas pela própria audiência do show, que aceita compartilhar as situações constrangedoras em troca de uma dose de gargalhadas dominicais.
“Caminhão do Faustão”
Outro quadro que entrou para a história do programa foi o Caminhão do Faustão, que, como prometia o nome, entregava um caminhão de presentes ao sortudo da vez (em 2010, foi substituído pelo avião do Faustão). À época da estreia, em 1989, o público participava enviando cartas para a emissora, que sorteava os vencedores de cada região e cidade. Enquanto isso, o caminhão atravessava o país para entregar os eletrodomésticos e outros prêmios escondidos na caçamba, além de imóveis e automóveis.
“Arquivo Confidencial”
Mas nem tudo foi construído com risadas e prêmios: também sobrou emoção no Domingão com o Arquivo Confidencial. Nas tardes de domingo, o quadro revelava as facetas mais humanas das celebridades nacionais, com depoimentos de familiares, amigos e outros indivíduos que marcaram a vida do homenageado. Desde a estreia, em 1995, o segmento levou às lágrimas no palco do show inúmeros atores, cantores e até jornalistas. O quadro foi inspirado no programa Esta é a Sua Vida, de J. Silvestre, na TV Tupi.
“Show dos Famosos”
Uma novidade dos últimos anos, o Show dos Famosos logo se tornou um dos preferidos do público ao colocar celebridades interpretando outras celebridades. A ideia era que os participantes incorporassem grandes artistas da música como Michael Jackson, Beyoncé, Shakira, Madonna, entre outros. Além de cantar, os famosos tinham que se caracterizar como os homenageados, a partir de maquiagem, próteses e figurinos, o que rendeu muitas piadas e congratulações na internet nos dias que a atração era exibida.
“Dança dos Famosos”
Por fim, o quadro que deve deixar mais saudade no público é o Dança dos Famosos. No ar desde novembro de 2005, o segmento inspirado no programa Dancing with the Stars, da televisão dos EUA, se tornou um dos carros-chefes do Domingão. Na atração, celebridades competem em diferentes ritmos da dança, para descobrir quem é o melhor dançarino. Cada famoso tem como dupla um professor de dança profissional, responsável pela coreografia. Nem a pandemia parou a maratona dançante, que teve uma temporada especial em 2020 por causa das preocupações sanitárias; a vencedora foi a atriz Lucy Ramos.