O ator Marcos Palmeira viverá o protagonista José Leôncio no remake de Pantanal. Em entrevista ao programa Cinejornal, do Canal Brasil, o artista revelou o entusiasmo com o projeto, que está recuperando a trama original de Benedito Ruy Barbosa depois de 30 anos de sua estreia na TV Manchete.
— Eu acho maravilhoso! E poder voltar pelas mãos da Rede Globo, nesse momento, falando do Pantanal, trazendo as questões ambientais tão fortes, que o Benedito (Ruy Barbosa) adora fazer — disse Palmeira ao Canal Brasil.
Na primeira versão do folhetim, o ator viveu o peão Tadeu e, nesta releitura, ele será responsável pelo personagem interpretado por Cláudio Marzo. Além de Pantanal, Palmeira está envolvido com o elenco do filme Boca de Ouro, baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues.
— Acho que Nelson Rodrigues é muito atual porque ele fala de sentimentos básicos do ser humano. Ele mostra um pouco dessa hipocrisia social, que nós temos vários lados. Não é só o bom e o mau, nós somos um pouco de tudo — analisa o artista.
O remake de Pantanal está sendo escrito por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa. Entre as confirmações, sabe-se que a direção artística será de Rogério Gomes, de A Força do Querer e Além do Tempo.
Repleto de mistérios, o folhetim ficou eternizado graças à personagem Juma Marruá (interpretada por Cristiana Oliveira na primeira versão), uma mulher que os moradores do Pantanal acreditam que pode se transformar em onça. Ela tem um relacionamento com Joventino (Marcos Winter), que decide levá-la ao Rio de Janeiro.
Em 2020, a novela completou 30 anos desde sua exibição, que iniciou em 27 de março de 1990.