Ken Spears, um dos criadores da animação Scooby-Doo, morreu aos 82 anos nesta sexta-feira (6). Em entrevista à Variety, o filho dele, Kevin Spears, afirmou que a morte ocorreu devido a complicações relacionadas à demência.
— Ken será sempre lembrado por sua inteligência, sua narrativa, sua lealdade à família e sua forte ética de trabalho — diz Spears. — Ken não só causou uma impressão duradoura em sua família, mas tocou a vida de muitos como co-criador de Scooby-Doo. Ken tem sido um modelo para nós ao longo de sua vida e continuará a viver nos nossos corações — afirma.
Nascido em 12 de março de 1938, Charles Kenneth Spears cresceu em Los Angeles, Estados Unidos, onde conheceu o filho do produtor de animação William Hanna. Em 1959, ele foi contratado como editor de som na empresa de Hanna, a Hanna-Barbera Productions. Enquanto trabalhava no local, conheceu Joe Ruby, com quem criou Scooby-Doo: Cadê você?.
A dupla também foi responsável pela criação do primeiro desenho animado de Alvin e os Esquilos, entre outros títulos. Anos depois, eles abriram uma produtora para trabalhar em versões live-action de algumas de suas criações. Ruby morreu no dia 26 de agosto, aos 87 anos.