Atentados terroristas e conflitos armados costumam aparecer na televisão mostrando, além dos eventos em si, dilemas universais deles decorrentes. A série espanhola Pátria, que estreia neste domingo (27), às 21h, no canal por assinatura HBO e na plataforma HBO Go, busca um viés distinto.
Nos oito episódios, que adaptam o livro homônimo de Fernando Aramburu, o foco é a atividade do ETA (Euskadi Ta Askatasuna), grupo terrorista que atuou entre 1959 e 2011 lutando pela independência do País Basco, região no norte da Espanha.
No período em que esteve em atividade, o ETA promoveu conflitos, atentados com bombas e sequestros. Oficialmente, a organização foi dissolvida em 2018 e, segundo o governo espanhol, foi responsável por 853 mortes ao longo de cinco décadas.
Pátria segue as histórias das amigas Bittori (Elena Irureta) e Miren (Ane Gabarain) e suas famílias. A primeira vê sua rotina mudar quando o marido Txato (José Ramón Soroiz) é morto a tiros, na porta de casa. Miren tem problemas ainda maiores: seu filho Joxe Mari (Jon Olivares) é militante do ETA e decide sair de casa, provocando um rompimento drástico com os familiares.
Tensão
Logo no primeiro episódio, é destacado o drama das duas senhoras. Em uma das cenas, Miren reconhece o filho Joxe de longe, mascarado, jogando um coquetel molotov contra o ônibus em que ela estava minutos antes. A tensão daquela cena segue por todo o episódio, que tem uma fotografia em tons escuras.
O assassinato de Txato faz Bittori romper sua amizade com Miren. Nesta separação de caminhos, o público passa a acompanhar a instabilidade na casa de Miren, que demora para assimilar o envolvimento de Joxe com as ações violentas do ETA. Por sua vez, Bittori tenta seguir sua vida em meio à sensação de isolamento.
Pátria também destaca pontos de vista e motivações de integrantes da milícia terrorista. Questionado por amigos sobre qual seria o limite daqueles ataques e protestos nas ruas, Joxe afirma:
— Luto pelo País Basco e por todos que lutarem por ele. O resto? Não dou a mínima para o resto. Vamos de A para B. Quando chegarmos no ponto B, eu descanso. Vou para as montanhas, planto umas macieiras e fico lá.
Produção
Pátria tem direção de Félix Viscarret e Óscar Pedraza e se trata da primeira produção original da HBO na Espanha. O projeto teve a participação da HBO Latin America, que exibe a série simultaneamente com a Europa.
A tendência é que o canal siga investindo no território espanhol, berço de muitas produções de sucesso lançadas nos últimos anos por diferentes plataformas. Recentemente, a HBO divulgou teasers de 30 Monedas, série que conta com a atuação de Miguel Silvestre (Sense 8), com previsão de lançamento ainda em 2020.