Ele veste macacão e camiseta com cores neon, tem cabelo com mechas loiras, às vezes usa um headphone com orelhas de gato, fala em tom ágil e amigável e se apresenta em ambientes coloridos. Natural de Gramado, o gaúcho Ronaldo de Azevedo é responsável pelo canal do YouTube Gato Galáctico, com conteúdo voltado ao público infantil. Aos 30 anos, soma números expressivos na plataforma e planeja expandir sua presença para diferentes mídias.
Ronaldo tem mais de 13 milhões de inscritos em seu canal e seus vídeos acumulam 3,8 bilhões de visualizações. Sua popularidade se estende para outras redes sociais: 1,6 milhão de seguidores no Instagram e 1,5 milhão no TikTok.
No YouTube, Ronaldo apresenta um entretenimento variado: joga games (em julho, criou o canal Gato Galáctico Games , reage a vídeos, realiza brincadeiras e desafios (de corrida de hoverboard a entrar em um balão gigante) e, especialmente, promove e ensina arte – desenho, pintura (pode até utilizar café para isso), customização de objetos (como chinelos ou mochila) — entre outras atividades. E tem ainda animações, pois Ronaldo também é desenhista.
Animador
Criado em abril de 2013, o Gato Galáctico – que, praticamente, virou um segundo nome de Ronaldo – tinha como mote original ser uma plataforma para as animações que o youtuber criava. Até hoje, o vídeo mais visto do canal, com mais de 34 milhões de visualizações, é uma animação em que ele recorda os piores machucados de sua vida.
Ronaldo lembra que passou por um momento de incerteza após terminar o Ensino Médio. Não se sentia apto a fazer nada. A saída foi se envolver com uma atividade que sempre gostou desde criança: contar histórias, o que fazia jogando RPG ou cartas colecionáveis. Para isso, resolveu cursar Jogos Digitais na Feevale, em Novo Hamburgo.
A vocação para desenhar é herança do pai e do avô, que também gostavam do riscado. Foi na faculdade que ele se apaixonou por animação e passou a fazer cursos da área. Durante essa fase, trabalhava e estudava em dois cursos ao mesmo tempo — também estudava animação em aulas remotas.
– Foi um período de bastante sacrifício pessoal em prol do conhecimento – resume.
Após ganhar experiência realizando trabalhos para estúdios, Ronaldo se sentiu preparado para criar suas próprias histórias. Surge o Gato Galáctico, cujo nome ele justifica simplesmente por gostar de gatos e galáxias.
O primeiro trabalho autoral a deslanchar foi a série Cueio, com vídeos curtos de humor nonsense estrelados por um coelho. Segundo ele, a inspiração veio de animes dos anos 1990, como Os Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho.
Hoje em dia o projeto se expandiu para um canal próprio no YouTube chamado Cueio and Friends (Turma do Cueio), com público de diferentes partes do mundo – como China, Vietnã, Indonésia e Rússia. O próprio personagem foi repaginado, tornando-se mais familiar.
Lançada em 2014 em animação no canal, a música Pudim Amassado se tornaria um grande hit. Foi aí que Ronaldo emplacou uma cantiga infantil.
– Mudou tudo. Comecei a pensar no projeto como negócio também. Passei a cantar mais músicas, comecei a repetir o que as pessoas gostavam, o que começou a me mudar como artista e como pessoa pública também – relata.
Após um período focado em contar histórias com animação no canal, veio a reviravolta do Gato Galáctico. Ronaldo passou a protagonizar fisicamente os seus vídeos na plataforma, com foco no entretenimento. O objetivo era produzir conteúdo diariamente.
– Há um custo muito alto para produzir animação, não apenas financeiro, mas também de tempo. As pessoas estavam gostando de me ver, estavam demandando mais conteúdo frequente, que eu mostrasse mais o rosto. A virada de chave foi para as pessoas se identificarem e me conhecerem mais a fundo – explica.
Youtuber
Seja por suas animações ou pelo seu conteúdo como youtuber, a maior parte do público do Gato Galáctico é da faixa infantil. Ronaldo conta que o canal acaba se tornando um estilo de vida para os fãs:
– Todo mundo fala que é "miau". Tem uma hashtag muito forte no canal, que é a #soumiau.
Ronaldo ressalta que a inspiração para o conteúdo vem da idade que mais marcou sua vida: os 12 anos:
– É a idade mental em que parei. Eu congelei as coisas que eu gostava naquela época com muito carinho. É um tesouro que mantenho.
No entanto, o youtuber garante que há muita deliberação para elaborar o conteúdo que é publicado em seu canal. Segundo Ronaldo, há acompanhamento de um pedagogo em sua equipe de oito pessoas na produção de cada vídeo. Eles se reúnem e debatem as ideias. O objetivo é não ter erro. E, principalmente, deixar os pais seguros.
– Nunca falamos palavrão ou pregamos alguma ideologia que os pais não iriam gostar que a criança ouvisse. Alguns pais estão acostumados com outros youtubers infantis, e eles acabam projetando alguns erros desses outros achando que faço também. Mas é só até me conhecerem – assegura.
O youtuber vive desde o começo de 2019 em Florianópolis (SC), em uma casa que batizou como Mansão Miau, onde também grava os seus vídeos. Trata-se de um espaço colorido com elementos lúdicos, como se fosse uma versão estendida do quarto do Nino do Castelo Rá-Tim-Bum.
Na mansão, Ronaldo diz que costuma trabalhar das 10h às 19h. Além das gravações e desenhos (ele não deixou de lado a animação), há também a prospecção de negócios. Além de animador e youtuber, Ronaldo é empreendedor.
Empreendedor
Se na equipe do estúdio-mansão há oito pessoas, Ronaldo calcula que fora dele o número de envolvidos chega a 30. Gato Galáctico é uma marca: há roupas, pôsteres, livro, boneco, entre outros produtos. Sua maior inspiração nesse aspecto empreendedor é Mauricio de Sousa. Aliás, um de seus sonhos é ter um parque de diversões temático.
Entre suas fontes de renda, que vão de propagandas nativas do YouTube a contratos publicitários, obteve um faturamento de cerca de R$ 2 milhões em 2018. No ano passado, dobrou a meta e chegou a R$ 4 milhões. Por conta da pandemia, Ronaldo diz houve uma desaceleração em 2020, com algumas empresas suspendendo anúncios.
Por outro lado, o canal teve um crescimento de 30% nas visualizações durante a pandemia, em comparação ao mesmo período do ano passado. Logo no início da quarentena, o Gato Galáctico promovia lives três vezes por semana para entreter a audiência. Consequentemente, obteve uma maior aproximação de seu público.
De acordo com o youtuber, as lives foram um jeito de fortalecer a marca Gato Galáctico com algo que inspira e incentiva crianças e pré-adolescentes a desenvolverem o lado criativo.
– A criatividade é umas das habilidades mais importantes para a formação pessoal e profissional. Nessa época em que a gente está, todo mundo é um criador de conteúdo, youtuber ou tiktoker – analisa.
Outro sonho de Ronaldo é lançar um filme seu que traga as mensagens que o Gato Galáctico prega, relacionadas à arte e à criatividade. Spoiler: esse está perto de ser realizado. Ele relata que já tem um contrato assinado para um longa-metragem, que deve começar a ser produzido este ano e lançado em 2021.
Além do cinema, a ideia é ir espalhando gato e coelho por todas as galáxias:
– Sonho em ter quadrinhos tanto do Cueio quanto do Gato Galáctico. Animações, livros, parques, música... tudo.