Feliz, mas aberto. Assim pode ser definido o clima do último capítulo de Novo Mundo, que vai ao ar nesta sexta-feira (28), na RBS TV. O enredo, que foi escrito por Thereza Falcão e Alessandro Marson, é ambientado no Brasil colonial, período marcado pela chegada da família real portuguesa. A trama terá continuidade em Nos Tempos do Imperador, que estreia em 2021 na Globo e traz Dom Pedro II e o Segundo Reinado como pano de fundo.
A faixa das seis, a partir de segunda-feira (31), será preenchida por Flor do Caribe, folhetim de 2013 estrelado por Grazi Massafera.
Abaixo, GaúchaZH relembra os principais destaques do episódio final:
Dom Pedro e Leopoldina
Um dos pontos altos do capítulo desta sexta é a coroação de Dom Pedro I (Caio Castro) e Leopoldina (Letícia Colin). Os dois trocam juras de amor e terminam o capítulo juntos. Antes disso, Domitila (Agatha Moreira) será despachada pelo imperador e, "em luto" pelo fim do relacionamento, ela assiste à posse sob um véu negro.
Vilão morto (de novo)
Thomas (Gabriel Braga Nunes) reaparece do mundo dos mortos para fazer Anna (Isabelle Drummond) de refém, mas será aniquilado de uma vez por todas. O vilão vai fazer Joaquim (Chay Suede) escolher entre a vida da amada e a do meio-irmão Dom Pedro. No fim, em uma grande reviravolta, Anna rende o ex-marido e ajuda na prisão dele. Antes de conseguir fugir da cadeira, em um novo confronto, Thomas será morto pelo pirata Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco).
Mendigo
Rei das falcatruas, Sebastião (Roberto Cordovani) será salvo de um incêndio provocado por Libério (Felipe Silcler) e leva um banho de estrume ao esbarrar em um escravo que carrega um barril de dejetos. Como todo vilão, ele termina humilhado: vai passar o resto de seus dias pobre e mendigando em praça pública.
Líder e o outro indo para o além
Aclamado como novo Pajé dos Tucarés, Piatã (Rodrigo Simas) terá uma visão assustadora: o mal tocando seu povo e a floresta sendo destruída. No mesmo lugar, Ferdinando (Ricardo Pereira) vai se embrenhar na mata querendo reencontrar o túmulo de Letícia (Maria João). Em um pedido poético, ele pede que a falecida mulher venha buscá-lo.
Sucesso
Muito aclamada pelo público, na época da exibição, Elvira (Ingrid Guimarães) ressuscitou na trama e terá um final digno: ela sai em turnê com uma companhia de teatro de Cosette (Heloisa Perissé), acompanhada dos dois homens de sua vida, Hugo (César Cardadeiro) e o filho Quinzinho (Theo de Almeida Lopes).
Mocinhos
Como esperado, a ala "do bem" tem um final feliz. Anna publica seu novo livro, desta vez sem censura e livre das ameaças de Thomas, enquanto Joaquim voltará a ser ator, encenando peças escritas por ela. Pra completar, vem mais um irmãozinho para Vitória.