O cientista brasileiro Gustavo Cabral, que trabalha na Universidade de São Paulo (USP) em busca de uma vacina contra o coronavírus, participou neste sábado (22) do desafio do "Quem Quer Ser Um Milionário?" do Caldeirão do Huck. Cabral levou o prêmio de R$ 50 mil em sua participação.
Baiano da cidade de Tucano, Cabral é o líder da equipe que está desenvolvendo no país a vacina contra o coronavírus agora em teste em brasileiros e com tecnologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
O apresentador Luciano Huck aproveitou a oportunidade para questionar o cientista sobre a possibilidade de a vacina já ser disponibilizada neste ano. Gustavo disse que, na sua opinião "este ano, se seguir todos os padrões, seria praticamente impossível".
O cientista também deu mais detalhes sobre o andamento da pesquisa desenvolvida na USP. Ele ressaltou que a fase de testes 3 em humanos é crucial para o desenvolvimento da pesquisa. Nesta etapa, a vacina é testada em milhares de pessoas para o estudo clínico.
Gustavo reforçou que os pesquisadores estão desenvolvendo tudo o mais rápido dentro dos prazos mínimos estabelecidos. No entanto, ele admitiu que o tempo mínimo ideal de acompanhamento dos pacientes testados é de um ano.