Depois de 12 semanas, o público finalmente conheceu o vencedor do Mestre do Sabor. Na noite desta quinta-feira (23), o reality gastronômico da Globo consagrou o chef Dário Costa, que superou os outros três finalistas. Ele levou R$ 250 mil para casa e o posto de Mestre do Sabor.
O programa, transmitido ao vivo para todo o país, foi dividido em três etapas: prato de entrada, principal e sobremesa. A cada rodada, os ingredientes eram sorteados na hora. Antes de começar a disputa, o juiz José Avillez mandou um recado para os quatro cozinheiros e aos espectadores. O chef português precisou abandonar o programa na metade da temporada para voltar à Europa e administrar seus negócios em virtude da pandemia de coronavírus.
- Boa noite a todos, adoraria estar com vocês, mas não está fácil viajar. Aos poucos tudo está voltando ao normal, e espero que aconteça o mesmo por aí. Vocês já são quatro vencedores, boa sorte e um abraço a todos de casa - disse Avillez.
Depois, os candidatos Ana Zambelli, Dário Costa, Junior Marinho e Serginho Jucá foram para a hora da verdade. Na primeira etapa, os chefs tiveram 35 minutos para montar o prato de entrada e o melhor deles teria direito a cinco minutos a mais na prova seguinte.
Após as avaliações, Dário foi eleito por unanimidade como o melhor.
- Foi de uma delicadeza única. Soube trabalhar textura e sabor como ninguém - elogiou Rafa Costa e Silva, opinião sustentada pelos colegas Katia Barbosa e Leo Paixão.
A seguir, os finalistas precisaram montar o prato principal em 50 minutos. Ali, ficou nítida a dificuldade e o nervosismo: Júnior, por exemplo, viu seu conjunto de batatas virar uma papa na panela, dez minutos antes de terminar o tempo. Serginho também passou do ponto e queimou as beiradas de sua carne de panela. Por fim, Ana usou ingredientes proibidos ao confundir a cor das etiquetas no supermercado.
A terceira e última prova foi a elaboração de uma sobremesa em quarentena minutos. Na última degustação, todos foram elogiados igualmente. Após um breve comercial, em que os três juízes se juntaram para definir o campeão, Claude e Batista finalmente pediram o anúncio do grande vencedor.
- Foi uma unanimidade, os três concordamos em quase tudo - disse Rafa.
- Quatro excelentes profissionais que começaram bem no programa e hoje estão aqui. (...) O mundo mudou no meio disso, e estão todos aqui prontos mesmo assim. Provamos quatro menus com muita dedicação, coragem... foram diferentes, com muitas qualidades, mas só pode escolher um deles. Sem mais delongas, o menu vencedor da segunda temporada é "Sinais".
Após o anúncio de seu menu, Dário ficou impactado. Colocou as mãos na boca, chorou e gritou muito com o troféu.
- Que louco, brother, nunca imaginei que ia chegar aqui. Achei que não ia passar da primeira prova, que loucura! - disse o campeão.
- Você está muito contido, Dário, comemora mais - brincou Kátia.
- É que eu estou em choque, pessoal, amarradão! E como prometi, minha equipe vai ter passeio de lancha no Guarujá para comemorar! - prometeu o vencedor.
O Mestre do Sabor chegou ao fim e, conforme antecipado em comerciais logo após o encerramento, ganhará uma nova temporada em 2021.