Logo após entrar na casa do Big Brother Brasil 20, a cantora paulista Manu Gavassi divulgou um vídeo em suas redes sociais dizendo que estava no "maior e mais popular retiro espiritual" do país. Com uma postura inicial desprendida do reality, parecendo em certos momentos que tentava virar meme a qualquer custo (nas redes sociais, houve quem a acusasse de ser forçada), Manu acabaria acordando para o BBB com o passar do tempo: se envolveria em discussões (Babu, Victor Hugo, Flay e Mari que o digam), se emocionaria e jogaria.
No paredão que disputou com Felipe Prior e Mari, o número de votos definiu um recorde de todas as 20 edições do programa: 1,5 bilhão. Nesta terça-feira (21), Manu enfrenta uma berlinda imprevisível com Babu e, novamente, com Mari.
De qualquer maneira, Manu foi uma das poucas participantes que já entraram no confinamento com uma boa base de fãs. Independentemente do resultado no BBB, ela já tem trabalhos como cantora e atriz lhe esperando fora da casa.
A música antes e durante o BBB
Aos 27 anos, Manu está na estrada desde os 17, quando lançou seu primeiro disco em 2010. O álbum levava o seu nome no título e continha Garoto Errado e Planos Impossíveis. O segundo disco, Clichê Adolescente, veio em 2014. Já o terceiro trabalho, intitulado Manu, saiu em 2017. Ela ainda conta com quatro EPs em sua discografia: Vício (2015), Cute but Psycho (2018), MINIDocs Nashville (2019) e Cute but (still) Psycho (2019).
Embora nunca tenha atingido o mainstream com contundência, Manu conquistou uma base de fãs ao longo dos anos com seu pop leve – que costuma trazer uma temática facilmente identificável pelo público adolescente.
Antes de entrar no BBB, Manu preparou uma estratégia de marketing para promover sua música enquanto estivesse confinada, além de interagir com seus fãs. Ela gravou 130 vídeos com várias situações possíveis do que poderia viver no programa para abastecer suas redes sociais. Após sobreviver à primeira semana no reality show, o clipe de áudio de desculpas foi lançado. A canção integra o EP Cute but (still) Psycho.
Para divulgar o vídeo, Manu também publicou uma de suas gravações comemorando ter durado mais de sete dias na casa.
— Achei que não fosse durar uma semana, porque eu tenho fobia social, timidez crônica quando tirada da minha zona de conforto e um metro e meio de altura, o que me faz passar meio despercebida em grupos. Mas, por algum milagre do destino, isso não aconteceu e aqui estou eu. Para comemorar esta vitória, eu resolvi lançar um clipe, com iguanas, glitter e a Costanza Pascolato. Nesta ordem — disse a cantora no registro.
Durante sua participação no BBB, Manu voltou às paradas musicais: Planos Impossíveis e áudio de desculpas entraram na lista As 50 Mais Virais do Brasil, do Spotify. No começo de abril, ela apareceu em quarto lugar no Top 50 Social Charts da Billboard, ranking que analisa a popularidade dos artistas nas redes sociais. A cantora ficou à frente de nomes como Gusttavo Lima (5°), The Weeknd (6°) e sua referência Dua Lipa (7°).
Falando em Dua Lipa, Manu puxou a coreografia de Don't Start Now para dançar com seus colegas de confinamento em algumas festas na casa. A cantora britânica retuitou um vídeo postado na conta oficial do reality. Fãs de Manu pediram por parceria.
Ainda dentro da casa, Manu divulgou nas redes sociais (no caso, sua assessoria fez isso por ela) a miniturnê Cut but Psycho Experience, prevista para passar por sete cidades: São Paulo (28/06), Rio de Janeiro (05/07), Fortaleza (10/07), Recife (12/07), Belo Horizonte (24/07), Curitiba (27/07) e Campinas (23/08). Entretanto, os shows foram marcados antes da pandemia de coronavírus se alastrar no país e não se sabe se as datas serão reagendadas.
Resta esperar para ver se Manu tem mais músicas engatilhadas para lançar durante a quarentena. Quem sabe, ela possa realizar lives. O certo é que o BBB deu um gás na carreira musical da cantora, colocando seu nome em evidência. Impulsionada pelo reality, ela atingiu marcas inéditas.
Também atriz
Antes do BBB, Manu contava com pouco mais de quatro milhões de seguidores no Instagram. Em três meses, o número triplicou: ela é seguida por 12,3 milhões de contas na rede social. Tamanha popularidade já garante uma pomposa carreira como influenciadora digital. Porém, além da música, Manu sempre flertou com o campo da atuação.
Em sua trajetória como atriz, ela participou de novelas como Em Família (2014) e Malhação Sonhos (2014-15), além do filme Socorro, Virei Uma Garota! (2019). Antes de ser confinada, ela mandou para Selton Mello o projeto de uma série que escreveu, além de deixar um vídeo como forma de carta aberta em que se declara para o ator e diretor.
Deu certo: Selton gostou do que leu e se colocou à disposição para dirigir a atração intitulada Garota Errada – que também é o nome da série de vídeos que Manu fez em seu canal no Youtube. No Twitter, a amiga e atriz Bruna Marquezine disse a uma seguidora que tem vontade de participar do projeto.
Entre portais do centro do país, circulam informações de que Manu possa ser aproveitada em novos projetos da Globo. Segundo o colunista Fefito, do UOL, a emissora teria vontade de colocá-la no portal da empresa e em alguma futura novela ou programa da casa. Já Carla Bittencourt, colunista do jornal Extra, apontou que um autor sondou o nome da cantora e atriz.
Pelo visto, parece que Manu Gavassi terá muito o que colher após sair do retiro espiritual.