A julgar pelo primeiro capítulo de Amor de Mãe, a nova novela das nove da Globo, o público vai lidar com emoções mais intensas em comparação à sua antecessora, A Dona do Pedaço. Na noite desta segunda-feira (25), o público foi apresentado aos dramas de Lurdes (Regina Casé), Thelma (Adriana Esteves) e Vitória (Taís Araújo).
A fotografia e um ritmo mais acelerado logo no primeiro episódio chamaram atenção do público, que elevou a tag #AmordeMãe aos Trending Topics do Twitter.
Logo na abertura, Lurdes é entrevistada por Vitória para uma vaga de babá. Na conversa, a personagem de Regina Casé conta que gosta de cozinhar e que mora há 24 anos no Rio de Janeiro. Ela se recorda, então, do nascimento de Érica, sua terceira herdeira. Jandir (Daniel Ribeiro) manda os dois filhos comprarem bebida, enquanto ele vende Domenico. As atuações de Lucy Alves (como Lurdes na fase jovem) e Regina Casé, assim como atitude de machista de Jandir, também ganharam destaque na rede social.
No retorno para casa, com o novo membro da família no colo, Lurdes descobre que um dos filhos foi vendido e briga com Jandir. Ela empurra o homem contra a parede e ele bate a cabeça em um prego.
Sem opção, ela decide colocar os filhos em uma carroça e vai embora. No caminho, vê uma bebê, no canto da estrada, e decide adotá-la.
— Para onde vamos? — pergunta Magno, o mais velho.
— Para o Rio de Janeiro, buscar o Domenico — responde Lurdes.
O flashback retorna aos tempos atuais e Lurdes, toda orgulhosa, mostra a foto dos seus filhos para Vitória, que está grávida e aguarda a chegada de seu primeiro filho.
Na cena seguinte, o público conhece melhor o personagem de Taís Araújo. Ela ensina um assassino a se justificar diante do tribunal. Após inocentar o réu, ela ainda precisa enfrentar a mãe da vítima e, devido ao trauma, acaba perdendo o bebê.
Outro encontro de protagonistas veio logo a seguir. Thelma (Adriana Esteves) sente uma tontura ao atravessar a rua e Lurdes a ajuda a chegar ao outro lado e a acompanha até o hospital. Por lá, a mãe de Danilo (Chay Suede) é diagnosticada com aneurisma cerebral e a nova amiga precisa dar a notícia:
— Eu não posso morrer, meu filho, meu Deus — suplica Thelma.
Então, Thelma recorda o dia em que salvou Danilo de um incêndio, em sua casa, quando perdeu o marido. Após a despedida de Lurdes, ela descobre mais sobre a sua doença com o médico.
Entre lágrimas, Thelma chega ao restaurante que administra com a família e encontra o filho Danilo – mesmo assim, não fala sobre a doença. Sinésio (Julio Andrade) aparece para dizer que conseguiu uma proposta para vender o comércio e os três brigam, aos gritos, sem chegar à conclusão alguma.
Depois, Magno (Juliano Cazarré) conversa com Betina (Isis Valverde), no hospital, sobre a esposa dele, Leila (Arieta Corrêa). A enfermeira elogia a presença dele, que se mantém firme no quarto da mulher.
Ao mesmo tempo, Camila (Jéssica Ellen) recebe um prêmio especial durante a sua formatura, deixando a mãe Lurdes orgulhosa. Ela conta que só fez História para “mudar o país”.
Magno atravessa no trânsito em que Vitória está parada. Assim, Amor de Mãe aproveita para mostrar um verdadeiro panorama da sociedade: o personagem passa por ônibus cheios, pessoas doentes, trabalhadores na rua, comércio informal e tantos outros dramas nacionais. Ele invadiu uma residência ao ouvir os gritos de uma mulher sendo estuprada, e, no embate, acabou matando o homem ao jogá-lo contra um bloco de concreto.
Chegando em casa, Lurdes o consola:
— Sua mãe está aqui, fica tranquilo, ela tá aqui!