Enquanto os supersticiosos buscam se esgueirar de escadas e gatos pretos, os amantes de terror aproveitam para curtir ao máximo a sexta-feira 13. Uma boa dica para aproveitar a data sem se arriscar pode ser assistir aos filmes mais horripilantes disponíveis em streaming.
Abaixo, GaúchaZH selecionou 13 títulos que podem ser encontrados em serviços como Netflix, Amazon Prime Video, Now e Telecine Play. De clássicos como O Bebê de Rosemary, de Polanski, até opções mais contemporâneas, tal qual It: A Coisa, de Andy Muschietti, a lista traz sugestões para todos os gostos. Confira abaixo:
1. O Bebê de Rosemary (1968)
De Roman Polanski, estrelando Mia Farrow e John Cassavetes. No longa, eles dão vida a um jovem casal que se muda para um célebre edifício em Manhattan, onde a moça engravida. Acontecimentos estranhos os fazem desconfiar que seus vizinhos querem usar seu bebê em rituais das trevas. Disponível no Amazon Prime Video.
2. Um Lugar Silencioso (2018)
Dirigido e protagonizado por John Krasinski, que atua ao lado de sua esposa, Emily Blunt. A trama acompanha a jornada de uma família que tenta sobreviver a uma misteriosa e mortal ameaça. Para isso, o casal e seus filhos precisam manter absoluto silêncio, pois as criaturas invasoras são guiadas até suas vítimas pelo mais sensível ruído. Disponível no Telecine Play.
3. Veronica (2017)
De Paco Plaza. Após a morte do pai, a jovem Veronica (Sandra Escacena) tenta, sem sucesso, entrar em contato com ele. Tudo muda depois de uma sessão do jogo Ouija, quando passa a ser assediada por terríveis presenças sobrenaturais que ameaçam toda sua família. Disponível na Netflix.
4. Invocação do Mal (2013)
Estrelado por Patrick Wilson e Vera Farmiga, o longa de James Wan parte de uma premissa banal: família se muda para uma casa que, eles logo descobrem, é "habitada" por uma entidade demoníaca. Disponível na Netflix.
5. Fragmentado (2016)
De M. Night Shyamalan. James McAvoy dá vida a Kevin, um homem com 23 personalidades que se alternam no controle de sua psique. Ele sequestra três jovens e, aos poucos, elas conhecem cada uma das facetas dele, enquanto procuram uma forma de se libertar. Disponível na Netflix.
6. A Hora do Pesadelo (1984)
De Wes Craven. Uma jovem começa a ter pesadelos assustadores. Enquanto guarda apenas para si estas terríveis experiências noturnas, suas amigas do colégio também estão compartilhando o mesmo tipo de sonho. Porém, quando uma das garotas acaba sendo brutal e misteriosamente assassinada durante o sono, Nancy procura a polícia, mas seus relatos são ignorados. Disponível no catálogo da HBO Go.
7. O Exorcismo de Emily Rose (2005)
De Scott Derrickson, inspirado no caso real de Anneliese Michel (1952-1976), jovem católica alemã que acreditava estar possuída por vários demônios. A história gira em torno da morte de Emily Rose (Jennifer Carpenter) após um exorcismo praticado pelo padre Moore (Tom Wilkinson). Ele é preso acusado de homicídio e precisa provar a sua inocência. Disponível na Netflix.
8. Carrie, a Estranha (1976)
De Brian De Palma, inspirado no livro homônimo de Stephen King. Na história, Sissy Spacek dá vida a Carrie, uma jovem vítima de bullying que usa seus poderes paranormais para se vingar das crueldades a que foi submetida, especialmente em um típico baile de colegiais norte-americanos. O longa-metragem foi refilmado em 2013. Disponível no Telecine Play.
9. It: A Coisa (2017)
Outra adaptação de Stephen King, de Andy Muschietti. Na trama, um grupo de crianças se une para investigar o misterioso desaparecimento de vários jovens e logo descobrem que o culpado é o cruel palhaço Pennywise. Disponível no Telecine Play.
10. Annabelle (2014)
De John R. Leonetti. Com Anabelle Wallis e Ward Horton. No filme, um homem compra uma boneca vintage de presente para a mulher grávida. Porém, o casal logo é atacado por membros de uma seita satânica e o brinquedo acaba se tornando receptor de uma entidade maligna. Disponível no Now.
11. Corra! (2017)
De Jordan Peele, vencedor do Oscar de melhor roteiro original. Convidado conhecer os pais da namorada, Chris (Daniel Kaluuya), um jovem rapaz negro, pensa ser aceito pela família branca, mas situações estranhas começam a perturbá-lo. Disponível na Netflix.
12. A Bruxa de Blair (1999)
Pioneiro na integração com a internet e por apostar na linguagem realista. As imagens foram lançadas na rede como se fossem registros reais de um grupo de três documentaristas que desapareceu enquanto filmava um documentário sobre uma bruxa. Houve quem acreditasse na história. O longa tem muitas imagens tremidas, choro, gritos, barulhos estranhos, pavor e um final enigmático. Disponível no Telecine Play e Amazon Prime Video.
13. O Nevoeiro (2007)
Baseado na obra de Stephen King. Depois que uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, David Drayton e seu filho de oito anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. No caminho, um estranho nevoeiro toma conta da cidade e as pessoas presas no mercado - entre elas, um cético forasteiro e uma fanática religiosa. O filme é um suspense dos bons. Disponível na Amazon Prime Vídeo.