Assim que foi lançada, Stranger Things virou um ícone da cultura pop. Por ser ambientada nos anos 1980, a série explora produtos, filmes e vários elementos da década. Nas duas temporadas lançadas até agora, são dezenas de referências, entre roupas, diálogos, adereços de cena e trilha sonora.
Os episódios da terceira temporada chegam à Netflix na próxima quinta-feira (4) e, já no clima da estreia, GaúchaZH lista os elementos históricos que foram lembrados até agora pela produção criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer:
Filmes
A série como um todo é uma carta de amor à produção cinematográfica oitentista – em especial a Steven Spielberg e Stephen King. Do cineasta, há referências explícitas a Poltergeist e E.T. (ambos são de 1982, mas o primeiro foi escrito e produzido por ele e o segundo dirigido). Do escritor, impossível não lembrar de Chamas da Vingança (1984) e Conta Comigo (1986).
A ideia do horror invisível, mas sempre presente, foi inspirada nos clássicos A Morte do Demônio (1981) e O Enigma de Outro Mundo (1982). Já outros títulos aparecem mais nitidamente: logo no primeiro episódio da segunda temporada, os protagonistas mirins passam em um cinema da cidade que tem o anúncio do filme O Exterminador do Futuro, de 1984.
Em uma festa de Dia das Bruxas, também no início da segunda fase, está outra referência ao cinema oitentista. Eles usam uma fantasia de Os Caça-Fantasmas (1984), enquanto a novata Max aparece com a máscara de Michael Myers, vilão de Halloween.
Músicas
Entre as canções da época apresentadas ao longo da série, estão desde o hit Africa, do Toto (1982), ao clássico Should I stay or should I go, do Clash (1982).
Walkie-talkies
Os rádios eram o meio mais divertido (e prático) para se comunicar na época. O alcance era limitado, mas suficiente para falar com os amigos que moravam na vizinhança - justamente como ocorre na série.
Brinquedos e games
Também é possível identificar, espalhados pelos episódios, um cubo mágico, uma réplica da nave Millenium Falcon (de Star Wars) e uma referência ao então novíssimo videogame Atari. Em uma época em que os videogames ainda engatinhavam, o RPG Dungeons & dragons era um dos passatempos mais populares - referência clara na primeira temporada, em que os protagonistas são viciados.
Além disso, o Dig Dug - famoso fliperama antigo - também está na segunda temporada.
Winona Ryder
Ícone de uma geração, Winona Ryder interpretou Lydia Deetz em Beetlejuice - Os Fantasmas se Divertem (1988), além de ter participado de Edward - Mãos de Tesoura (1991). Só por esses fatos, a presença da atriz na série foi celebrada logo de cara. Mas a verdade é que a relação dela com o contexto da trama fez a personagem Joyce (a mãe de Will e Jonathan Byers) conquistar os fãs tanto quanto o elenco mirim.
Doces
Em dado momento da série, Will (Noah Schnapp) recebe do Dr. Owens (Paul Reiser) a famosa guloseima Reese’s, que se popularizou graças ao filme E.T. (1982), de Spielberg.
Nome de personagem
Uma das novas personagens da segunda temporada, Max (Sadie Sink) é uma referência à franquia Mad Max, de Mel Gibson, sucesso dos anos 1980.
Caminhada nos trilhos de trem
Dustin (Gaten Matarazzo) e Steve (Joe Keery) se aproximam na segunda temporada e, em uma das cenas mais emblemáticas, os dois caminham em trilhos de trem. A cena recorda o clássico Conta Comigo (1986), adaptação da obra homônima de Stephen King.
Indiana Jones?
Outra boa recordação vem com uma das cenas do nono episódio da segunda temporada: Max usa uma caixa de sapatos para alcançar o acelerador de um carro, o mesmo que acontece em Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).
Roupas
A gangue de Kali, na segunda fase, tem um visual que lembra o da trupe do mal de Warriors - Os Selvagens da Noite (veja a comparação abaixo). Além disso, os protagonistas também utilizam vários looks que recordam filmes de Spielberg e de terror da década de 1980.
O cabelo
Com o cabelo sempre arrumado, Steve diz em um momento da série que basta utilizar o fixador da linha de Farrah Fawcett, atriz de As Panteras, para ter um resultado satisfatório. Pegou essa referência?
Quer ver mais?
O cineasta Ulysse Thenevon fez um comparativo de cenas de Stranger Things com outros filmes, lado a lado. Veja: