O ator Jussie Smollett, 36 anos, que interpreta Jamal Lyon na série americana Empire, foi preso nesta quinta-feira (21) pela polícia de Chicago. Smollett é acusado de registrar um boletim de ocorrência falso, no final de janeiro, no qual relatou ter sido atacado por dois homens mascarados ao sair de um restaurante da cidade americana, segundo ele por motivação racista e homofóbica.
De acordo com a polícia, os irmãos nigerianos Abimbola "Abel" e Olabinjo "Ola" Osundairo teriam sido contratados por Smollett para forjar a agressão. Ambos são modelos, atuaram como figurantes em Empire e frequentam o mesmo ginásio de esportes que o ator. Teriam recebido pelo trabalho US$ 3.500 (o equivalente a R$ 12.950).
No dia 17 de fevereiro, após polícia de Chicago divulgar que havia uma linha de investigação o apontando como como responsável por forjar a agressão, Smollett afirmou ao jornal Daily Mail que não pagou aos irmãos para atacá-lo
Abimbola e Olabinjo foram detidos para interrogatório e libertados após ao concordarem em em confessar o plano. Segundo o canal Fox 32 Chicago, os irmãos disseram aos policiais que compraram a corda usada no pescoço de Smollett após o ataque.
Em entrevista ao Entertainment Weekly, os advogados do ator, Todd S. Pugh e Victor P. Henderson, disseram que Smollett estava "irritado e abalado" com a acusação.
Na noite de sábado passado (16), Pugh e Henderson emitiram uma declaração, em nome de Smollett, minimizando a amizade do ator com os irmãos e insistindo que seu cliente é uma vítima de crime de ódio.