Com mais de 30 filmes no currículo, foi na TV que o gaúcho Julio Andrade encontrou um espaço privilegiado para apresentar seu trabalho. A partir de desta segunda-feira (11), o ator estará no ar em duas séries diferentes com dois personagens fortes, incluídos na lista de anti-heróis. Na RBS TV, ele segue, até o dia 19, dando vida ao médico e cirurgião Evandro em Sob Pressão. No canal pago Fox, volta a interpretar Cadu, na segunda temporada de 1 Contra Todos, que estreia às 22h30min.
Após o elogiado primeiro ano, a produção da Fox, em parceria com a produtora Conspiração, retorna para oito novos episódios mudando radicalmente de cenário e com uma terceira temporada garantida. Na trama dirigida por Breno Silveira, com quem Julio havia trabalhado no cinema, em Gonzaga: De Pai pra Filho (2012), Cadu é um advogado preso injustamente por tráfico de drogas e que acabou encarnando de fato a figura do traficante para sobreviver no ambiente hostil da prisão.
Leia mais:
Série "Sob Pressão" vai mostrar a realidade de médicos brasileiros em hospital público
Fox estreia "1 contra todos", série sobre homem preso injustamente
Julio Andrade interpreta Gonzaguinha em "Gonzaga - De Pai pra Filho"
Nos novos episódios, Cadu já estará fora da penitenciária e tentando conseguir um trabalho. Mas não será nada fácil esse recomeço. Em uma ONG ele encontrará a oportunidade de levar a vida adiante e, logo em seguida, resolverá se candidatar a deputado federal com a ambição de mudar o cenário político do país.
- Não é nenhum paralelo com a nossa realidade. É um cenário bem amplo da política brasileira, e até pode ser que algumas pessoas identifiquem alguns personagens. Qualquer semelhança será mera coincidências (risos) - contou Julio, por telefone.
A mesma complexidade de Cadu o ator encarna com Evandro. Na série da Globo - outra parceria com a Conspiração -, Julio apresenta o médico de um hospital público que precisa lidar com as dificuldades da escassez de recursos e também com os problemas pessoais, como a morte da mulher e o vício em medicamentos. Viver tipos complexos e humanizados é justamente o objetivo de Julio ao escolher seus trabalhos.
- Não tenho um critério lógico para aceitar um personagem, é até bem doido. A primeira coisa é achar que preciso contar aquela história. Outra é se o papel tiver algo que me desafie e acrescente alguma coisa na minha vida também. Também levo em consideração a equipe. De algumas pessoas, eu aceito o convite de olho fechado. Um deles é o José Luiz Villamarim, de que nem preciso ler os roteiros - confessou o ator, que já trabalhou com Villamarim em quatro oportunidades (nas séries Força-Tarefa e Justiça, na novela O Rebu - todas da Globo - e no filme Redemoinho).
Mesmo com todo esse protagonismo na TV atualmente, é do cinema que Julio gosta de verdade. Tanto que nem lembra o último programa de TV que assistiu por inteiro.
- Desde moleque sempre gostei de cinema, então quando tive a oportunidade de trabalhar na área, com o curta Velhinhas, do Gustavo Spolidoro (em 1998), foi uma paixão arrebatadora. Escutar o barulho do chassi da câmera de 16mm me pegou de um jeito que não teve mais volta - admitiu.
Mesmo com tanto trabalho na TV, Julio sempre encontra tempo para seu grande prazer que é fazer cinema. Seus próximos trabalhos serão Paraíso Perdido, de Monique Gardenberg, e Todas as Canções de Amor, de Joana Marianni, ambos ainda sem data definida para estrear.
1 CONTRA TODOS
Estreia da segunda temporada, nesta segunda-feira (11), às 22h30min.
Fox e app Fox Premium