Por que fãs da extinta série Revenge deveriam dar uma chance para Six - Esquadrão Antiterrorista, o novo trabalho do ator Barry Sloane na TV? "Porque eu estou nele, é claro!", brinca o britânico, de 36 anos, em entrevista por telefone ao Estadão.
Bastante popular no país, Revenge mostrou Sloane como o misterioso personagem Aiden, um dos interesses amorosos da protagonista. Agora, na nova série, que estreia no sábado (5) aqui no Brasil, o inglês vive Joe "Bear" Gravem, um militar dos EUA que é membro do respeitado time Six, que reúne alguns dos melhores oficiais da Marinha norte-americana para operações especiais, como o enfrentamento ao terrorismo.
Leia também
"Globo Repórter" sobre pessoas que vivem sozinhas e outras atrações para curtir nesta sexta-feira
Nova temporada da Dança dos Famosos e outras atrações da TV no final de semana
Em Six - Esquadrão Antiterrorista, série criada por William Broyles Jr. (Apollo 13), o personagem de Sloane se desespera, quando o ex-líder do time, Rip (Walton Goggins), é sequestrado por um grupo terrorista na Nigéria. O ex-militar, figura paterna para Bear, estava no país vivendo como um empreiteiro, depois que um erro numa missão contra o Talibã o obrigou a sair do time dos Six.
– Temos na série o elemento humano. Vivemos militares dos Estados Unidos, mas sinto que representamos pessoas em todo o mundo – afirma. – É certamente o papel mais intenso que já vivi, física e mentalmente, e deveria ser. Se feito de forma muito bidimensional, não faria justiça aos personagens – ressalta.
Sloane relata que vive uma relação simbiótica com Bear por sua dedicação a ele.
– Amo o personagem, é um privilégio contar sua história. Aprendi muito mais sobre mim mesmo do que em qualquer outro papel.
Para viver um membro dos Navy Seals (os oficiais da marinha), o ator passou por um treinamento físico intenso. Além de consultoria com um especialista dos Seals e com membros do time Six da vida real, o elenco teve uma preparação num centro de treinamento especializado, que atua com militares profissionais.
– Os treinos são de seis meses, mas fizemos em duas semanas, algo difícil, especialmente para civis – revela Sloane. – Mas se você não se esforça para ir além, com o objetivo de representar esses homens e mulheres, você não merece contar suas histórias.
Mas, para o ator, o desafio maior foi psicológico.
– Eu tenho um porte físico adequado para estar no time, o que ajuda, mas o aspecto mental é o que pesa mais, eu tive de aprender a pensar como um Seal da Marinha.
Pai de dois filhos, Sloane diz também ter sentido o peso de gravar, já para o primeiro episódio, cenas em que o personagem Bear lida com a perda de um filho.
– Foi uma experiência estranha e bem emocional. Estar no lugar desse homem que perdeu uma criança não foi nada confortável – revela o ator.
O resultado de toda a preparação, para o ator, não poderia ser mais positivo. Apesar de serem de gêneros bem diferentes, ele destaca Six e Revenge como seus principais trabalhos.
– Assim como Revenge, estou incrivelmente orgulhoso de Six. Estou confiante de que as pessoas no Brasil vão amar.
Nos EUA, pelo menos, a série já é amada. Exibida por lá no começo do ano, Six teve bons números e já garantiu uma segunda temporada, que terá, ao todo, 10 episódios, dois a mais do que a primeira, que chega ao Brasil no sábado, 5 de agosto, pelo canal History, às 23h35.