Se existiu um traficante mais poderoso que Pablo Escobar, ele se chama Joaquín Guzmán, mais conhecido como El Chapo. A nova série da Netflix, que abordará o submundo do tráfico, irá contar a história do mexicano que foi um dos homens mais procurados do mundo. Será abordada desde a ascensão dele ao comando do cartel de Sinaloa, passando pela captura, até a fuga da prisão. El Chapo esta disponível desde sexta-feira no serviço de streaming.
A série conta três décadas, começando em 1985, quando El Chapo era um membro de baixo nível do cartel de Guadalajara. A produção baseada em investigações jornalísticas e aborda, principalmente, o terror que o narcotraficante levou ao México.
Impetuoso
El Chapo tem algumas semelhanças com Pablo Escobar, que teve a história abordada em duas temporadas na série Narcos. Ambos são muito afetuosos com os familiares, impetuosos com os inimigos e odiados pelo governo.
Além disso, os dois criminosos eram audaciosos. Enquanto Escobar construiu a própria prisão, em um acordo com o governo colombiano, El Chapo fugiu da cadeia, no México, por um túnel que tinha mais de um quilômetro. Atualmente, Guzmán está preso em uma prisão federal nos Estados Unidos.
O ator mexicano Marco de la O interpreta o personagem principal. O elenco é composto, ainda, por Juan Carlos Olivas no papel de El Güero, braço-direto do traficante, Humberto Busto na pele do advogado Conrado Sol e Alejandro Aguilar como Toño, um assassino de aluguel.
O seriado foi criado por Silvana Aguirre Zegarra e produzido por Daniel Posada. A primeira temporada é dirigida por José Manuel Cravioto e Ernesto Contreras.