A partir de amanhã, 89 municípios gaúchos – da Grande Porto Alegre e das regiões de Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul (saiba quais abaixo) – começam a contagem regressiva para a migração ao sistema de TV digital que vem sendo implementado no país desde o ano passado.
Com isso, quem ainda tem aparelhos analógicos começará a receber mensagens de aviso durante a programação diária (apenas nas cidades do Vale do Taquari o alerta não será exibido). Em 31 de janeiro de 2018, o calendário determinado pelo governo federal prevê que essas cidades serão as primeiras do Estado a contarem exclusivamente com a TV digital. Visualmente, a partir de amanhã, serão duas mudanças (veja abaixo como identificar se você já está pronto para a migração digital): em três momentos da programação diária, aparecerá um “A” (de analógico) no canto superior direito e uma mensagem em texto na parte inferior da tela.
Leia mais:
"BBB 17": Marcos e Gabriela Flor estão no paredão, enquanto Mayla e Antônio deixam a casa
Programas antigos da Globo entram no catálogo do Looke, a "Netflix brasileira"
Até 2023, o sinal analógico deverá ser desligado em todo o país, mas o cronograma é gradual. Canais abertos, como a RBS TV, serão transmitidos em sinal digital e, assim, toda a programação terá mais qualidade de som e imagem, sem ruídos e sem chiados. Além disso, o novo sistema também permite recursos interativos, e as emissoras poderão oferecer conteúdos adicionais. Tudo isso, de forma gratuita. Quer dizer, os canais continuarão a ser abertos para todo mundo.
Em 2016, o sinal analógico de TV já foi desligado nas cidades de Rio Verde (GO), que serviu de projeto-piloto, e também em Brasília (DF). Os próximos da lista serão São Paulo (em março), Goiânia (maio) e Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador (em julho).
O QUE VAI MUDAR
- Em 31 de janeiro de 2018, por determinação do governo federal, o sistema de TV analógico será desligado em 89 cidades do Rio Grande do Sul. Nestes municípios, o sinal de todos os canais abertos passará a ser totalmente digital.
- Com o sinal digital, a qualidade de vídeo e áudio será muito melhor. Chuviscos, fantasmas, ruídos e interferências serão eliminados.
- Para captar a TV Digital, você precisará de uma antena UHF e uma TV apta a receber sinal digital (com conversor embutido) ou TV analógica com conversor externo.
- Uma mensagem avisando da migração para a TV digital começará a ser exibida três vezes por dia em televisores analógicos a partir de amanhã. Esses textos serão mostrados por um ano até a migração total.
IDENTIFIQUE SEU TELEVISOR CONFORME ABAIXO:
- Analógico (sem conversor): aparelhos de tubo e alguns de tela plana fabricados antes de 2012.
- Digital (com conversor): aparelhos de tela plana fabricados após 2012. Uma dica: consulte um vendedor ou especialista em antenas para auxiliar na adaptação de acordo com o local da sua residência.
Cidades que serão 100% digitais em 31/1/2018:
Alto Feliz, Alvorada, Araricá, Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Barão, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Retiro do Sul, Brochier, Butiá, Cachoeirinha, Campestre da Serra, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Capivari do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cidreira, Colinas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Fazenda Vilanova, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, General Câmara, Glorinha, Gramado, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Igrejinha, Imbé, Imigrante, Ivoti, Lajeado, Linha Nova, Monte Belo do Sul, Montenegro, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Palmares do Sul, Pareci Novo, Parobé, Paverama, Picada Café, Portão, Porto Alegre, Presidente Lucena, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Leopoldo, São Marcos, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Tabaí, Tapes, Taquara, Taquari, Teutônia, Tramandaí, Três Coroas, Triunfo, Tupandi, Vale Real, Veranópolis, Viamão, Westfália, Xangri-Lá.