Há tempos ouvia bons comentários sobre a série Mulheres Espetaculares, exibida no Esporte Espetacular (RBS TV, domingo, 10h). Tanto que resolvi assistir à estreia da nova temporada do quadro comandado pela jornalista gaúcha Juliana Sana no último final de semana. Desta vez, ela desafia famosas a superarem seus limites físicos em diversas atividades, e a primeira convidada foi Fernanda Lima. As duas embarcaram para a Índia com a missão de praticar yoga em uma das principais escolas do mundo. Lá as duas vivenciaram uma semana de exercícios intensos e difíceis. O melhor da atração é a imersão de Juliana na experiência – em temporadas anteriores, a jornalista já morou com atletas por 15 dias e viveu como elas. Essa sua entrega faz toda a diferença no produto final. Vale muito acompanhar (e também dá para rever antigos episódios na plataforma Globo Play).
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PREFERÊNCIA NACIONAL
A televisão é o principal meio de informação dos brasileiros. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, realizada pela Secretaria de Comunicação Social do governo federal, 90% da população se informa do que acontece no país pelo meio, sendo que para 63% a TV é a principal fonte. A internet apareceu em segundo lugar, sendo o preferido por 26% dos entrevistados. O levantamento ouviu 15.050 pessoas com mais de 16 anos entre 23 de março e 11 de abril de 2016 e foi divulgado na semana que passou.
Dos entrevistados, 77% afirmaram que assistem TV todos os dias – média de três a quatro horas por dia. A emissora mais vista é a Globo, mencionada por 73% dos entrevistados. Em seguida, estão o SBT (36%) e a Record (32%).
Entre os entrevistados que afirmaram se informar pela internet, 50% disseram acessar diariamente, e 91% pelo celular.
ÍNDICES HISTÓRICOS
A força da TV também foi notável no Estado. Em 2016, a RBS TV registrou índices de audiência históricos, com um crescimento de 6% em relação à média anual de 2015 (na faixa das 7h às 24h na Grande Porto Alegre). Mais de 2 milhões de pessoas foram impactadas diariamente na região – mais da metade da população.
O RBS Notícias foi o programa local mais consumido no ano, ficando em segundo lugar no ranking geral de audiência, atrás apenas das novelas das nove. O telejornal manteve média anual de 33,1 pontos, superando os últimos oito anos. Já o Jornal do Almoço registrou 22,7 pontos de audiência, a maior média desde 2000.
MELHOR DA SEMANA
Duas estreias da Globo foram destaque na semana: Tá no Ar e Amor & Sexo. Incrível como os programas conseguem apresentar novidades a cada temporada, sempre com humor e inteligência.
PIOR DA SEMANA
O impasse entre o grupo Fox e a operadora Sky está prestes a deixar milhares de consumidores sem grandes programas como a série The Walking Dead e os jogos da Libertadores. Uma péssima notícia.