O laço de amor que une Pedro (Chay Suede/Reynaldo Gianecchini) e Helô (Isabelle Drummond/Claudia Abreu) vai incomodar muita gente em A lei do amor. A novela que estreia nesta segunda-feira, às 21h15min, na RBS TV, narrará o caminho espinhoso a partir do reencontro do casal. Os dois terão de enfrentar adversidades para viverem sua história, que foi interrompida há 20 anos por Fausto (Tarcísio Meira) e Magnólia (Vera Holtz), pai e madrasta do primogênito da poderosa família Leitão. No entanto, o arrependimento do patriarca permitirá que Pedro busque respostas sobre o passado.
Além do romance entre Helô e Pedro, a trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari nasce por trás de um jogo político. Na fictícia São Dimas, há muita corrupção. Fausto, que foi por três vezes prefeito da cidade, se deixou corromper pelo poder. Só que o amor por Suzana (Gabriela Duarte/ Regina Duarte) faz com que ele queira a redenção de seus pecados. No entanto, um atentado o silencia e o impede de revelar os segredos que descobriu.
Leia mais:
Ética, política e corrupção são pano de fundo de "A lei do amor"
"Velho Chico" marcou porque fugiu da pressão por audiência
"The voice Brasil": Ivete Sangalo será a supertécnica da quinta edição
– Intuitivamente, Maria Adelaide e eu sabíamos que o espírito do Pedro representava conceitualmente toda a história. É a presença da natureza externa influindo na nossa natureza interna; as formas que encontramos para sobreviver e viver em união. A convicção de que auxiliar a trajetória do outro torna mais fácil e prazerosa a nossa própria – filosofa o autor Vincent Villari.
Por causa da temática política durante um ano eleitoral, A lei do amor foi adiada. Inicialmente, a novela entraria antes de Velho Chico, mas foi empurrada para após as eleições municipais para que o público não fizesse comparações entre ficção e realidade. Para a diretora Denise Saraceni a mudança na ordem dos folhetins foi benéfica e só houve uma alteração no que estava previsto.
– O que mudou foi que, na sinopse, a gente já começava na segunda fase. Então, com essa parada, a Maria Adelaide e o Vincent começaram a pensar que eles precisavam de um prólogo de cinco capítulos, até mesmo pra gente não ficar tão colado nas eleições de prefeitura. Desta forma, ficamos livres desse compromisso de verossimilhança – afirma Denise.
A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, é o lugar do reencontro de Pedro e Helô. Após tanto tempo separados por causa da família Leitão, que não via com bons olhos o relacionamento dos dois, eles se veem novamente no mesmo lugar onde fizeram juras de amor.
Ainda acalentando aquele sentimento, Helô procura o símbolo do romance: um anzol em formato de coração, enferrujado, mas que continua ali, intacto. A música Grito de alerta, de Gonzaguinha, marcará o momento. Aliás, a trilha sonora da novela foi pensada para contribuir com a memória afetiva dos personagens e ajudar a contar a história.
– A gente queria músicas especiais de cada universo que a novela trafega. São canções com letras importantes, que mostram esses 20 anos que a gente não viu. As músicas têm uma identificação profunda com os personagens – conta Denise.
QUEM É QUEM
Pedro Guedes Leitão(Chay Suede/ Reynaldo Gianecchini) - Filho de Fausto com sua primeira esposa, Stela. Com a morte da mãe, é criado pela babá Zuza (Ana Rosa). Por Mág, sua madrasta, sente rejeição, mas a trata com polidez. Formou-se em arquitetura e está se preparando para fazer mestrado na França. É quando conhece Helô e se apaixona. Depois de 20 anos, volta a São Dimas. Ao saber da armação para lhe separar de Helô, tenta reconquistá-la.
Heloísa Martins (Isabelle Drummond/ Claudia Abreu) - Filha de um casal muito humilde, Jorge (Daniel Ribeiro) e Cândida (Denise Fraga). O pai trabalhava na fábrica de Fausto e foi demitido por faltar ao trabalho devido ao alcoolismo. A vida difícil a ensinou a não se subjugar. Quando conhece Pedro, se defende, sem conseguir entender o que um homem bonito e rico pode ter visto nela. Aos poucos, vai se entregando. Após se desiludir com Pedro, aceita a corte de um rico executivo, Tião Bezerra, e se casa com ele.
Fausto Leitão (Tarcísio Meira) - Casado com Mág, é um dos principais empresários da cidade. Com Mág, teve Hércules, de quem sente vergonha de ser pai, e Vitória, a menina de seus olhos. É pai também de Pedro, o filho de seu primeiro casamento, e tem adoração por ele. Entra para a política conduzido pelo corrupto secretário do Estado de São Paulo, César Venturini (Otávio Augusto). Vinte anos e três mandatos na Prefeitura de São Dimas depois, Fausto está esgotado. Mas a paixão que surge entre ele e Suzana faz com que decida reparar o que fez de errado.
Magnólia Costa Leitão (Vera Holtz) - Forte, voluntariosa, autoritária, mas, ao mesmo tempo, acolhedora com os descamisados de São Dimas, que a consideram uma verdadeira santa. Era a melhor amiga de Stela e, após a morte dela, casa-se com o marido da falecida, o que leva muita gente a suspeitar de seu caráter. O seu ponto fraco é Tião Bezerra.
Hércules Costa Leitão (João Vitor Silva / Danilo Granghéia) - Filho mais velho de Mág e Fausto. Não possui nenhum atributo físico ou intelectual que faça jus ao nome que recebeu. É casado com Carmen nos anos 1990. Com a morte da primeira mulher, com quem teve Tiago, Camila e Ana Luiza, conhece a exuberante Luciane.
Vitória Costa Leitão (Sophia Abrahão/Camila Morgado) - Augusto (Hugo Bonemer/ Ricardo Tozzi) é seu primeiro amor, e Vitória, cujo temperamento é romântico, fica magoadíssima ao perceber que Augusto não corresponde à imagem do príncipe encantado que havia construído. Acaba se unindo a Ciro (Maurício Destri/ Thiago Lacerda).
Tiago Leitão (Humberto Carrão) - Filho de Hércules e Carmem. Criado pelos avós, que sempre viram no neto a inteligência e o vigor necessários para dar continuidade à escalada da família Leitão nos negócios e na política. Namora e ama Letícia (Isabella Santoni), mas se apaixona por Isabela (Alice Wegmann).
Ana Luiza Leitão (Bianca Muller) - Filha mais nova de Hércules e Carmen. Inteligente, questionadora, sagaz, quer ser documentarista e fazer o curso de cinema. Filma diversos momentos constrangedores e comprometedores de sua família. Torna-se grande amiga e aliada do tio, Pedro, na busca pela verdade.
Luciane Leitão (Grazi Massafera) - Segunda mulher de Hércules, é uma mulher exuberante. Do jeito dela, gosta de verdade de Hércules. E gosta também de Venturini (Otávio Augusto). Ex-garota de programa, esconde um passado sofrido.
Ciro Noronha (Maurício Destri/ Thiago Lacerda) - Rapaz de origem humilde, embora haja um mistério em torno de sua história. Bonitão, pouco falante, falsamente humilde. Começou a frequentar a casa Leitão e tornou-se querido pelos pais do colega, Hércules. Vai se separar da namorada Yara (Bruna Moleiro/ Emanuelle Araújo) para se unir a Vitória (Sophia Abrahão/Camila Morgado), a herdeira da rica família Leitão.
Suzana Rivera (Gabriela Duarte/Regina Duarte) - Vive sua vida sem grandes ambições ou responsabilidades, até que se vê obrigada a criar o sobrinho Elio (João Campos), após a morte da irmã. Vai procurar emprego de secretária e Mág a contrata para seduzir Pedro e afastá-lo de Helô. Após a separação do casal, Fausto levou-a para trabalhar consigo. Apesar de ter se apaixonado por Fausto e se entregado a um caso de amor com ele, sempre o recriminou pelos crimes de corrupção.
Sebastião Bezerra - Tião (Thiago Martins/ José Mayer) - Inteligente e sagaz, mais age do que fala. Possui grande talento para os negócios. Conseguiu se formar em administração. Escorado na sua determinação e competência, se tornou dono de uma holding. Pouco antes disso, conheceu Helô e se casou com ela, não por amor, mas por julgar conveniente. Tão brilhante quanto maquiavélico, será o agente do afastamento entre Pedro e Helô no presente.
Letícia Siqueira Bezerra (Isabella Santoni) - Filha de Helô e Tião. Foi apresentada por Gigi (Mila Moreira) a Tiago e logo se apaixonou. Surpreendida por uma leucemia, recebeu todo suporte do namorado. Sua condição de fragilidade física e emocional a torna vulnerável à influência insidiosa do pai Tião, que a manipula de acordo com seus interesses.
Salete (Claudia Raia) - Casou-se com seu primeiro namorado e mudou-se com ele para São Dimas, onde ele abriu um pequeno posto de gasolina. Aturou a infidelidade e a incompetência administrativa do marido e fez o que pôde para não deixar o posto falir e dar um lar decente à filha Jéssica (Marcella Rica) e à filha adotada Flávia (Maria Flor).