Desde que o Boeing 777 procedente de Berlim pousou no aeroporto JFK, em Nova York, com tripulação e passageiros aparentemente mortos, e uma estranha carga a bordo, a Big Apple nunca mais foi a mesma. Acontecimentos bizarros envolvendo o contágio de humanos por vermes asquerosos, pessoas usadas como casulo para dar origem a um exército de figuras pálidas que lembram zumbis, sugadores de sangue em lados opostos, conexão com nazismo, e a formação de um heterogêneo grupo de caça-vampiros cativaram o público nas duas primeiras temporadas de The strain, no FX. Nesta sexta-feira, na faixa da meia-noite, a série retorna ao canal pago trazendo, agora, a difícil luta pela sobrevivência numa metrópole dominada pelas criaturas das trevas.
O episódio de estreia será exibido sem cortes e faz parte de um total de dez capítulos – ao contrário das temporadas anteriores, que somaram 13 episódios cada. Nesta etapa, vemos o epidemiologista Ephraim Goodweather (Corey Stoll, o Peter Russo de House of cards) cada vez mais obstinado por conter o surto de vampirismo e destruir o causador de tudo, aquele que se intitula O Mestre (Robert Maillet, do filme Círculo de Fogo). Este, o mais novo de uma antiquíssima linhagem de sete vampiros, se rebelou contra os outros seis, conhecidos como Os Antigos, e quer acabar com eles, além de, claro, dominar o planeta com uma espécie mais forte e poderosa de seres sobrenaturais.
Veja também:
"Pretty little liars" vai acabar em 2017 após a sétima temporada
50 séries que você tem que assistir na Netflix e em outros serviços de streaming
Por causa do ambicioso ser nefasto, o protagonista Eph viu a ex-mulher Kelly Goodweather (Natalie Brown, do filme Como perder um homem em 10 dias), mãe de seu único filho, transformada em morta-viva ainda na primeira temporada. Na segunda, ele testemunhou a chocante morte da amante Nora Martinez (Mía Maestro, da série Alias). Não bastasse, ainda teve o filho Zach (Max Charles, o Kevin Russo de House of cards) levado por Kelly. Nada poderia fortalecer mais seu desejo por vingança nos episódios que estão por estrear.
Quem também continua firme e forte na batalha contra os monstros sedentos de sangue é o sobrevivente do holocausto Abraham Setrakian (David Bradley, de Game of thrones), bem como o exterminador de ratos Vasiliy Fet (Kevin Durand, da série Vikings) e o ex-presidiário Augustin "Gus" Elizalde (Miguel Gomez, do filme Nocaute).
A temporada traz ainda emblemáticos personagens das edições anteriores como o milionário aspirante à imortal Eldritch Palmer (Jonathan Hyde, de Titanic), o emissário do vilão Thomas Eichorst (Richard Sammel, de Bastardos inglórios) e, com mais ênfase agora, o vampiro mestiço Quinlan (Rupert Penry-Jones).
Neste ano da série, a ação continua fixada em Nova York, porém a narrativa traz viagens no tempo e no espaço. O Mestre aproxima-se do seu intento de causar uma transformação irreversível no mundo. Já o time de heróis está fragmentado por conflitos pessoais, traições e paranoia. A grande dúvida é se haverá esperança de salvar a cidade e a humanidade.
O drama que mescla terror e ficção científica é produzido pela FX Productions e desenvolvido pelo renomado cineasta mexicano Guillermo Del Toro (de O labirinto do fauno) e pelo cineasta e escritor Chuck Hogan (de Lost). A atração televisiva se baseia na série literária Trilogia da escuridão, escrita pela dupla e disponível no Brasil pela Editora Rocco.