Com o objetivo de incentivar artistas a venderem roupas que não usam mais, o programa Desengaveta, que estreia na segunda-feira no GNT, irá invadir o closet de celebridades.
Apresentada pela atriz Fernanda Paes Leme, a atração vai arrecadar roupas não mais usadas pelos famosos e depois vendê-las em uma loja online, no site do canal. O dinheiro será revertido para o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Leia mais
The Voice Brasil: o que esperar da quinta temporada, que estreia em outubro
"Velho Chico": com psicólogos, cenas de Santo sem Domingos Montagner começam a ser gravadas
A cada semana, Fernanda visita um artista diferente, como as atrizes Sophia Abrahão e Roberta Rodrigues e o blogueiro Hugo Gloss.
Em um dos quadros do programa, chamado Amigo da Onça, uma pessoa importante na vida do famoso escolhe três peças para testar o conhecimento dele diante daquelas roupas. Se o artista não souber contar a história, elas vão direto para a caixa do Desengaveta.
Sustentabilidade
O consumo consciente também será debatido no programa. O quadro Do it yourself dará ideias para customização de roupas. Além disso, serão mostradas ações de reciclagem de materiais, bazares e marcas de roupa e acessórios que usam materiais sustentáveis.
O programa irá ao ar semanalmente, às segundas-feiras. Fernanda está se dividindo entre a atração do GNT e o comando do X Factor Brasil, reality show musical exibido pela Band segunda e quarta.
Em entrevista por e-mail, a apresentadora contou sobre o programa. Confira alguns trechos:
Muito se fala sobre desapego e consumo consciente. O que você achou da temática do programa quando foi convidada para apresentá-lo?
Adorei, o programa é bem minha cara. Consumo consciente é um tema atual e necessário. É estimulante e me deixa com aquela sensação de estar plantando uma semente na cabeça e no coração de quem for assistir.
Como vai ser o Desengaveta?
Vamos selecionando as peças ao longo do programa. Os artistas vão me contando as histórias de cada uma delas e buscamos tirar aquilo que realmente não é mais necessário para eles. Além disso, essa iniciativa da venda das roupas na internet é transformadora. Saber que a renda vai ajudar uma instituição como o Inca é o mais estimulante da atração, sem dúvida.
Como é o seu guarda-roupa? Você costuma guardar muitas coisas ou é mais desapegada?
Costumo comprar peças que são clássicas e que podem ser usadas nas mais diferentes situações. Como ganho muitas coisas, faço um bazar anual com as peças que tenho e não uso mais e também com o que não é minha cara. Tenho me conscientizado cada vez mais sobre o que consumo e sobre minhas reais necessidades.