Logo após estrear na Netflix, a série Stranger things virou rapidamente a queridinha do público, assustando os espectadores mais jovens com monstros e dimensões paralelas, além de divertir os mais velhos com a detalhada reconstituição de época e as referências oitentistas.
No entanto, assim como acontece com atrações como Game of thrones e Lost, a série também está atiçando a imaginação dos fãs, que tentam teorizar sobre os desfechos da trama. Por exemplo, uma das hipóteses que circula pela web é a de que Stranger things seria uma alegoria para a luta de Will contra o câncer.
Leia mais
Por que "Stranger things" virou fenômeno pop
Cinco referências dos anos 1980 presentes em "Stranger things"
Próxima temporada de "Stranger things" fará justiça à Barb, dizem criadores da série da Netflix
Entre as teorias que circulam na internet, Abner Pereira escreveu uma em seu blog no Medium que tem chamado bastante atenção, com argumentos minuciosos. Morador de Gravataí, o estudante de publicidade aponta que o Mundo Invertido é o futuro de Hawkins – cidade onde se passa a trama. Ele também indica que o monstro seria a Eleven, que se transformaria na criatura com o passar do tempo. Até a manhã desta quinta-feira, o post já recebeu mais de 250 mil visitantes.
Em entrevista à Zero Hora, Abner comentou sobre a elaboração de sua teoria e os rumos da série.
Como foi o processo de desenvolvimento da teoria? Quanto tempo levou?
Quando encerrei de ver, anotei os principais pontos bem simplificados que colaboravam com a teoria, depois comecei um por um abrindo, detalhando e revendo algumas cenas para não deixar nada de fora. Foram uns quatro dias. No decorrer das coisas, conversava muito com meu cunhado que colaborou com bastante coisa.
No início do texto, mencionas que uma outra teoria que anda circulando na web, sobre a série ser uma simbologia para o câncer do Will, não faz sentido. Por quê?
Teve gente que me xingou por eu menosprezar a outra teoria... Talvez eu tenha sido um pouco rude mesmo (risos). Sempre gostei da parte mais científica das coisas, e séries/filmes que consigam explicar suas maluquices baseadas na ciência (meio frustrante com o final de Lost, que vendeu isso no início, mas depois foi indo pra uma conclusão mais espiritual). Sinceramente é bem criativa a teoria do câncer, mas é aquele tipo de coisa que você sabe que não vai acontecer. Ela é simplista demais e não abre caminhos futuros pra série. Aí os maiores motivadores pra escrever foi quando vi uma galera "pirando" com aquilo, e eu com as minhas ideias guardadas, e não achei ninguém falando sobre o que eu havia pensado.
Séries como Lost e Game of thrones inspiram os fãs a elaborarem suas teorias que tentam desvendar a trama. Às vezes, uma ou outra teoria acerta, como aconteceu na última temporada de Got. Você não teme que sua teoria fique pelo caminho ou espera ser surpreendido por Stranger things?
Como são vários elementos que constituem a teoria, assim como muitos que leem não descartam tudo, mas concordam com pelo menos alguma parte, acho que ela pode não se realizar num todo, mas pelo menos alguma coisa vamos ver. Aí não sei se quero que essa teoria chegue nos ouvidos dos produtores e correr o risco de eles mudarem tudo porque alguém "descobriu", ou que fique por aqui mesmo. Mas o interessante é que antes da publicação da minha teoria, não havia nada fora do país falando sobre ela também. Apenas dias depois começou a surgir vídeos e textos em inglês sobre, não sei se foi coincidência ou porque vazou daqui.
Tens em mente algum direcionamento que gostarias que a Stranger things tomasse?
Meu desejo é que realmente a série vá por esse caminho científico e "pé-no-chão". Muita gente me disse que ler a teoria deu um gosto a mais pela série para essas pessoas, porque não curtiriam se a conclusão fosse sobrenatural ou quase trash.