A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) se mobilizou em busca de doações para seus alunos que foram diretamente atingidos pelas enchentes no Estado. A catástrofe, que já atinge 428 municípios gaúchos, afetou também os jovens atendidos pela instituição. De acordo com a presidente da OJRS, Carla Zitto, ao menos 20 famílias tiveram perdas totais ou parciais por conta da chuva.
Os alunos afetados são moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana, de cidades como Canoas, Sapucaia e Esteio. A maioria deles está em casas de parentes e amigos, e alguns foram para abrigos.
— Nossa preocupação é viabilizar o apoio para que os nossos alunos e suas famílias tenham condições de voltar às casas, quando for possível. Para isso, pedimos doações via Pix ou quem puder colaborar com roupas, cobertores, itens de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis (como arroz, feijão, açúcar, café). Entre em contato conosco que organizamos a busca — destaca Carla.
As doações podem ser feitas através do Pix, cuja chave é o CNPJ 12643825000103. Para maiores informações sobre como entregar as doações, é possível entrar em contato pelo número (51) 998319590, através do WhatsApp.
Por conta das enchentes, as aulas da OJRS estão suspensas, já que, além das dificuldades de deslocamento, a sede da instituição está localizada na Rua da República, no bairro Cidade Baixa, um dos mais afetados pela cheia na cidade de Porto Alegre. Apesar disso, a instituição afirmou que, até o momento, não houve registro de dano ao patrimônio da orquestra e que os instrumentos não foram danificados. O prédio foi atingido, mas a água não chegou ao segundo andar, onde ficam os equipamentos.
Em relação às aulas da OJRS na Fundação Pão dos Pobres, a retomada ocorrerá quando for possível, com segurança. Assim como o Festival Turá e outros eventos culturais de Porto Alegre, o Concerto Oficial da Temporada de 2024, que seria realizado na terça-feira (7) foi adiado, e ainda não possui uma nova data.
A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul existe desde 2009, e busca transformar, através da música, a vida de pessoas entre 10 e 24 anos.
*Produção: Maria Fernanda Freire