A escritora norte-americana Anne Rice, conhecida por seus livros de terror e fantasia, em especial seu best-seller Entrevista com o Vampiro, morreu nesse sábado (11) aos 80 anos. A informação foi confirmada por seu filho, Christopher Rice, pelas redes sociais, que informou que a romancista morreu por complicações resultantes de um derrame.
"Ela nos deixou quase dezenove anos depois que meu pai, o marido dela, Stan, morreu", escreveu Rice na página de sua mãe no Facebook.
Anne nasceu em Nova Orleans, no Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, em 1941. Com duas formações, ciência política e escrita criativa pela Universidade de São Francisco, a escritora começou a escrever em 1972 após a perda da filha Michele, de cinco anos, que morreu de leucemia.
A escritora conquistou leitores pelo mundo afora com suas histórias sobre vampiros, com destaque para a novela Crônicas Vampirescas que deu origem ao seu livro best-seller, Entrevista com o Vampiro. Foram 12 livros publicados como parte da série, entre o primeiro, em 1976, e o último, em 2015. Entrevista com o Vampiro chegou a ser adaptada para o cinema e estrelada por Tom Cruise e Brad Pitt. No Brasil, o livro foi traduzido por Clarice Lispector.
A romancista escreveu mais de 30 romances góticos, alguns deles editados no Brasil pela Editora Rocco.
"Em suas horas finais, sentei-me ao lado de sua cama de hospital admirado com suas realizações e sua coragem, inundado de memórias de uma vida que nos levou das colinas enevoadas da área da baía de São Francisco às ruas mágicas de Nova Orleans e vistas cintilantes do sul da Califórnia ", disse o filho de Anne nas redes sociais.
De acordo com Christopher, Anne Rice será enterrada em uma cerimônia privada no mausoléu da família em Nova Orleans.