Diante do agravamento nos números da covid-19 no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite confirmou que 11 regiões do RS estão em bandeira preta no mapa do distanciamento controlado, incluindo Porto Alegre. Entretanto, conforme anunciado pelo mandatário nesta segunda-feira (22), o acordo de cogestão será mantido, permitindo à Capital operar sob regras semelhantes às da bandeira vermelha. As restrições entram em vigor nesta terça-feira (23) e valem até o dia 1º de março. Além disso, um decreto que limita atividades entre 20h e 5h, válido para todo o Estado, deve ser publicado nas próximas horas.
Teatros, auditórios e casas de espetáculos só podem funcionar se o ambiente for aberto, respeitando o máximo de 50% de lotação, com distanciamento de 1 metro entre os frequentadores. Museus, centros culturais e similares podem funcionar com apenas 50% dos trabalhadores presencialmente, e 25% da lotação de público. Espetáculos drive-in, por sua vez, devem limitar suas vagas a 50%. Bibliotecas precisarão restringir seus funcionários a 25% do total.
Mesmo na cogestão da bandeira preta, os cinemas não podem funcionar pelas regras da bandeira vermelha — somente na bandeira laranja ou vermelha com cogestão. A rede de cinemas GNC confirmou na tarde desta segunda que não irá operar a partir desta terça. Diretor de operações do grupo e presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas, Ricardo Difini Leite aponta que a expectativa anterior do setor era que houvesse uma melhora no cenário do Estado com a chegada da vacina. Com o agravamento da pandemia, a saída, diz, é fechar as portas e esperar que as coisas melhorem.
— Não definimos buscar uma possibilidade de abertura nas regiões que estão em bandeira preta — diz. — Já houve uma evolução, antes só podíamos funcionar na bandeira laranja, mas não na cogestão. Também tínhamos de aguardar 14 dias para funcionar. Então, estamos esperando que possamos reverter a situação da pandemia no Estado em duas semanas no máximo e que as regiões que estão na bandeira preta possam retornar à bandeira vermelha para que, no modelo de cogestão, possamos voltar a funcionar — explica.
Estão proibidos também os ateliês e atividades de organizações ligadas à arte e cultura, como as do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), entre outras. A Secretaria da Cultura (Sedac) do RS suspendeu o atendimento presencial nas instituições culturais localizadas em Porto Alegre. No Interior, os locais seguirão os protocolos da bandeira vermelha.
Veja, abaixo, a lista das atividades suspensas a partir de terça-feira:
- Ateliês (artes plásticas, restauração de obras de arte, escrita, artistas independentes e similares)
- Atividades de organizações associativas ligadas à arte e à cultura (MTG e similares)
- Cinema
- Demais tipos de eventos, em ambiente fechado ou aberto
- Eventos infantis em buffets, casas de festas ou similares
- Eventos sociais e de entretenimento em ambiente aberto, com público de pé
- Eventos sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, bares e pubs ou similares
- Feiras e exposições corporativas e comerciais
- Reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos