Utilizando um megafone e vestindo um colete, dentro de uma van, Guri de Uruguaiana alerta um vivente:
— Uma briga aqui para não sair... Será que tem que vir um gaúcho para falar com vocês, tchê? Passeando de bicicleta, "loco"? É, tu não tá sabendo o que tá acontecendo no mundo?
Em uma ação realizada em parceria com a Defesa Civil de Porto Alegre, o personagem de Jair Kobe fiscalizou as imediações do Parque Moinhos de Vento no final da manhã do último sábado (22). O objetivo era conscientizar as pessoas para ficarem em casa e evitarem o contágio do coronavírus. A iniciativa foi registrada em vídeo divulgado no canal do humorista e da Secretaria de Saúde da Capital.
— O mundo num "problemaço" de saúde mundial, e os loucos de férias, passeando! — exclamou o Guri em um momento do vídeo.
Em outra parte do passeio de fiscalização, ele alerta uma idosa:
— Não pode sair de casa, minha senhora! Não sabe que é grupo de risco? Mais de 60 anos tem mais chances de contrair essa porcaria de vírus!
Falando de "gaúcho para gaúcho", como define o personagem, o tom dos alertas era bem humorado, mas a mensagem era coisa séria.
— Vi muita gente na rua, mas depois do meio-dia começou a aumentar mais e mais quantidade. Era um dia agradável para passear no Parcão e tomar a chimarrão com os amigos, mas não nesta época que estamos passando — pondera Jair em entrevista a GaúchaZH.
O humorista conta que muitas pessoas não levaram a sério a campanha de conscientização, o que achou preocupante. Havia quem reclamasse e fizesse gestos obscenos, como relata o humorista.
— Uma falta de consideração bárbara — pontua.
Jair teve todas as apresentações como Guri de Uruguaiana canceladas até maio. Ele espera que os trabalhos sejam retomados a partir de junho, mas até lá irá se dedicar a produzir conteúdo nas redes sociais do personagem, além de participar de lives.
Mas e o Guri de Uruguaiana, o que ele estaria fazendo durante o isolamento?
— Para não tentar engordar muito, estou tentando fazer exercícios levantando erva-mate.
Assista ao vídeo: