Durante a conferência State of Play, organizada e transmitida ao vivo pela Sony na terça-feira (24) para divulgar suas novidades no setor de videogames, a empresa revelou um novo trailer para um dos jogos mais esperados da atual geração de consoles, The Last of Us II.
O game dá sequência à narrativa de um dos grandes sucessos da geração anterior de consoles, The Last of Us, lançado em 2013 como um jogo exclusivo para o PS3.
O vídeo revela novos detalhes da trama e apresenta a data oficial de lançamento, marcada para 21 de fevereiro de 2020. É possível ver a protagonista Ellie cumprindo missões de reconhecimento com outros batedores da comunidade em que vive, refúgio de humanos sobreviventes. Até que ela é separada de sua equipe e atacada por infectados zumbis.
Na sequência, Ellie é capturada por humanos em uma cabana e algo violento e traumático acontece, embora o trailer não mostre exatamente o quê.
A garota então decide abandonar a comunidade em que vivia e acertar as contas com uma das facções humanas que a caça desde o jogo anterior, mesmo contrariando o conselho do líder do refúgio, Tommy, irmão de Joel, protagonista do primeiro jogo e homem que salvou Ellie tanto das criaturas semelhantes a zumbis que infestam esta terra pós-hecatombe quanto de grupos de sobreviventes com seus próprios interesses.
>>> SPOILER NO PRÓXIMO PARÁGRAFO.
Até aqui, a campanha de divulgação havia dado a entender que Joel, o carismático protagonista do primeiro jogo, poderia ter morrido, dado que anos se passaram desde a narrativa anterior e Ellie é agora uma jovem adulta. Ao fim da prévia, no entanto, Ellie é encontrada no meio de metrópole em ruínas por Joel, que deixou qualquer que fosse seu exílio voluntário para apoiar a jovem em sua empreitada. Executivos da Naughty Dog e da Sony Interactive Entertaiment já declararam que não apenas o jogo deve ser mais ambicioso do que o primeiro como terá como tema central ódio e vingança, enquanto a primeira era sobre afeto e amor.
Lançado em 2013 e recebido com aclamação pela crítica e pelo público, o primeiro The Last of Us narra a história de Joel, um homem vivendo em um mundo pós-apocalíptico arrasado pela emergência de uma devastadora praga fúngica que transforma suas vítimas em zumbis raivosos que atacam e infecta sobreviventes a qualquer custo.
Amargurado pela perda da filha adolescente no início da epidemia, Joel sobrevive fazendo serviços eventuais para as facções em guerra que tentam dominar os territórios em que se concentram os sobreviventes. Até que ele se vê com a incumbência de transportar pelo país a jovem Ellie para entregá-la a um grupo de cientistas a serviço da milícia revolucionária chamada os vaga-lumes. Apesar de mordida por um infectado, algo no organismo da jovem parece torná-la imune ao avanço da doença, o que pode indicar a possibilidade de desenvolvimento de uma vacina para a praga.
The Last of Us foi muito elogiado pela forma como equilibrava sequência de ação vibrante com uma jogabilidade muito fluída, trama comovente e personagens muito bem desenvolvidos.