A trama de Segundo Sol vem tomando rumos, no mínimo, questionáveis nos últimos tempos. Alguns personagens se perderam no meio do caminho, com mudanças que fazem o público se perguntar: "como assim?".
É o caso de Maura (Nanda Costa) e Ionan (Armando Babaioff). Ela, depois de enfrentar a família — principalmente o pai repressor — saiu do armário e assumiu sua relação com Selma (Carol Fazu). Tudo ia bem, até que a policial resolveu ter um filho, e escolheu o colega de trabalho para ser o doador.
Foi impossível para Ionan ficar neutro nessa história. Desde o primeiro momento, ele se sentiu pai da criança, dando início a uma crise no relacionamento de Maura e Selma. Isso sem falar em Doralice (Roberta Rodrigues), esposa do rapaz, que por pouco não se separou por conta desse imbróglio todo.
O caldo começou a entornar depois que Ionan e Maura se beijaram. Seria ela bissexual? E ele, tão moralista, traiu a mulher com uma facilidade absurda. Caiu por terra toda a luta por aceitação levantada por Maura, assim como o caráter de Ionan, que a partir daí deu razão para todas as crises de ciúme de Dora.
A situação chega no limite no capítulo de hoje. Agenor (Roberto Bonfim) resolve abrir o bico em pleno jantar das duas famílias. Na frente de Ionan, Doralice, Maura e Selma, ele começa a contar que a filha "está curada", já que beijou um homem. Nem vou questionar o fato de Nice (Kelzy Ecard) ter deixado escapar essa informação para o marido, a situação já é absurda por si só. A revelação, é claro, põe fim a dois relacionamentos, e abre uma brecha para um envolvimento mais sério entre Ionan e Maura.
Não entendo aonde João Emanuel Carneiro pretende chegar com essa confusão toda. Mas que é bem estranha essa mudança de rumo, isso é...